EN | ES

Tâmara David, coordenadora da SP Escola de Teatro, estreia no cinema com “Coração das Trevas”, vencedor do Troféu Redentor

Publicado em: 21/10/2025 |

“Coração das Trevas” no Festival do Rio 2025. | Foto: Divulgação Tâmara David

Na semana passada, o Festival do Rio encerrou sua 27ª edição com o anúncio dos vencedores do Troféu Redentor, que abrange as obras da Competição Principal e da Mostra Novos Rumos, da Première Brasil.

“Coração das Trevas”, longa que levou mais de dez anos para ser produzido, ganhou o Troféu Redentor na categoria de Melhor Direção de Longa-Metragem de Ficção.

O longa de animação, que conta com Babu Santana, Caio Blat e Luiz Carlos Vasconcelos em seu elenco, marca a estreia de Tâmara David, coordenadora do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco no cinema, com a voz da personagem “Soldada”.

A animação é baseada no romance homônimo de Joseph Conrad, publicado em 1902 — importante obra da literatura inglesa. No longa de Rogério Nunes, entretanto, a história se passa no Rio de Janeiro em um futuro próximo, acompanhando a trajetória do jovem Tenente Marlon em sua missão para capturar o Capitão Kurtz — policial desaparecido de maneira misteriosa na periferia carioca.

Com o nível do mar alto o suficiente para inundar partes do estado, Marlon parte, então, nessa jornada perigosa, que lhe proporciona importantes encontros e reflexões pontuais para sua transição para a vida adulta.

Foto: Tâmara David

“Fica aqui meu agradecimento muito especial pelo convite de Rogério Nunes, pela confiança e por proporcionar uma alegria imensa em realizar um desejo muito antigo nessa caminhada dos estudos e experimentações vocais que era a de trabalhar com voz original para animação. (…) A novidade fica pela diversidade de gênero, raça e contexto onde tudo acontece, a catártica e sonora paisagem cultural do Rio de Janeiro e sua afro religiosidade.”, disse Tâmara.

“Coração das Trevas” chegou à São Paulo no último domingo (19), com sessão na Reserva Cultural, e terá mais uma exibição no Espaço Petrobras de Cinema em 24/10, às 17h15.

+ Mawusi Tulani, artista docente convidada da SP Escola de Teatro, é premiada no Festival do Rio




Relacionadas:

Notícias | 28/ 10/ 2025

Veja como foi a peça “TrabalhaDORES” na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2025

Veja como foram os Experimentos II dos estudantes na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 27/ 10/ 2025

Estudantes e formadores falam das experiências e aprendizados do intercâmbio em Jena, na Alemanha

SAIBA MAIS