Como parte do seu projeto SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco lança em 2025 a terceira temporada do seu Podcast Phedra – SP Transvisão.
O programa anual traz diversos nomes de peso para tratar de questões do universo LGBTQIAP+ e foco nas pautas trans, debatendo lutas, preconceitos, violências, emprego, arte, visibilidade, política, identidade e muito mais.
O nome homenageia a atriz e multiartista trans Phedra de Córdoba (1938-2016), cubana que marcou por décadas a cena teatral paulistana e produziu dezenas de peças com a Companhia Os Satyros.
A SP Escola de Teatro é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Décimo episódio
Está no ar o décimo e último episódio da terceira temporada do podcast, com a convidada Gabs Ambròzia, abordando o tema “Diversidade profissional: pela inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho cultural” e “Cena, caos e travessia: por um mercado cultural mais transbordante e trans”.
Gabs Ambròzia é atriz, performer e produtora. Travesti paulistana formada em Licenciatura em Teatro na FPA. Circula hoje com o trabalho “Pinto no Lixo” com Nu Abe, que chama o Caos pra dançar e conversar sobre o tempo, e também com “Amores Q __” da Nuclea Tranzborde, que pensa sobre o espectro do amor a partir de corpos trans. Como produtora, já foi provocadora da residência Casulo e no QueerLab, e integra hoje a equipe da Corpo Rastreado.
Ouça no Spotify nosso décimo episódio!
Marcia Dailyn, colaborada da SP Escola de Teatro, é a apresentadora da temporada, recebendo um convidado diferente a cada episódio. Os programas foram gravados no estúdio de som profissional na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, encabeçado por Fernando Sampaio.
As duas primeiras temporadas do Podcast Phedra – SP Transvisão, totalizando vinte episódios, também estão disponíveis no Spotify.