
Acontece na próxima quinta-feira (11) no hall da Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco o lançamento do livro “Uma Utopia Em Três Atos”, de Itamar Cardin.
O evento contará com o autor e também com Clayton Campos (fundador da Escola Livre de Teatro de Jales) e Márcia Daylin (atriz, bailarina e colaboradora da SP Escola de Teatro).
Sobre o livro
Para recontar a história da Escola Livre de Teatro de Jales, Itamar Cardin realizou cerca de 30 entrevistas não só com idealizadores, professores e gestores da instituição, mas com muitos daqueles que tiveram suas vidas impactadas pela escola. Também resgatou uma série de documentos e arquivos de jornais que ajudaram a recriar a memória da escola.
O resultado da investigação é uma obra multifacetada, que, a partir de três atos (A Máquina das Utopias, O Desfile dos Desescondidos e A Memória das Cores), se utiliza de diversos gêneros narrativos – biografia, teatro, reportagem, ensaio, conto, perfil – para dar conta da complexidade do utópico legado da escola.
A obra tem, ainda, prefácio de Célio Turino, historiador, escritor e idealizador do programa Pontos de Cultura; e posfácio de Matheus Leitão, jornalista e autor do best-seller Em Nome dos Pais.
“Mais que um registro histórico, esta obra é uma celebração da coragem de acreditar no impossível, de insistir na utopia, de converter o esforço coletivo em obra de arte. Ao virar cada página, o leitor encontra não apenas a memória da Escola Livre de Teatro, mas também o convite a fazer parte dela. Porque, no fundo, o teatro é sempre um gesto de partilha, e a vida, quando encenada, se torna mais luminosa”, comenta Clayton Campos, fundador da escola.
