Amanhã (18) estreiam dois novos espetáculos na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
+ Acesse os ingressos para as peças no Sympla da SP Escola de Teatro
Às 20h30, na Sala Alberto Guzik da unidade Roosevelt da instituição, a Dupla Companhia estreia a residência artística “Laudelina”, um solo poético-documental que entrelaça a trajetória de Laudelina de Campos Melo — mulher negra, trabalhadora doméstica e referência histórica na luta por direitos trabalhistas no Brasil — com as memórias ancestrais da atriz Rafaele Breves.
Já em um ônibus parado em frente à Escola, a Zózima Trupe estreia com apoio da SP Escola de Teatro às 20h a peça “A (Ré)tomada da Palavra ou A Mulher que Não se Vê”.
A obra conta a história de Rosa, uma passageira comunicativa, trabalhadora da limpeza, que tem olhar atento para as injustiças sociais. Em certo dia, ela exige que o motorista pare e volte para uma mulher negra em cadeira de rodas que deu sinal e foi ignorada. Ao descer para ajudá-la, o público vê apenas uma cadeira de rodas vazia. Com inspiração na ativista negra norte-americana Rosa Parks e na história de vida de Flávia Diniz a peça reflete, se na sociedade atual a mulher preta é invisível, a mulher preta com deficiência nem ao menos existe.