Com humor e leveza, espetáculo “Sem Registro” aborda os impactos do abandono familiar do pai

Publicado em: 24/01/2024 | por: Guilherme Dearo

Cena da peça "Sem Registro".

Cena da peça “Sem Registro”. | Foto: Divulgação/Wemerson Nunes

Mesclando auto ficção, depoimentos reais e dados estatísticos sobre ausência paterna, o espetáculo “Sem Registro – Uma Performance Paterna”, de Victor Albuquerque com direção de Chia Rodriguez, aborda a construção da masculinidade de uma maneira leve e bem-humorada.

O solo estreia no Espaço Cênico Ademar Guerra, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 20h.

A temporada acontece de 25 de janeiro a 18 de fevereiro, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e, aos domingos, às 18h e 20h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início da peça.

Idealizador do espetáculo, Albuquerque tem uma filha de 18 anos e, segundo ele, já passou a maior parte da vida sendo pai do que não sendo. Por isso, refletir sobre a paternidade é uma constante no seu dia a dia. Ainda mais porque ele teve um pai ausente.

“O tempo inteiro eu vivo esse reflexo da minha relação com meu pai espelhada na minha relação com a minha filha. Quer dizer, busco sempre transformar aquilo que não deu certo com meu pai em algo que funcione com a minha filha, me afastando do padrão do abandono”, comenta Albuquerque.

Em cena, o protagonista tenta entender por que os homens têm tanta facilidade de abandonar as suas famílias. “Ao longo da narrativa, ele transita pelas memórias da ausência paterna. Mas não queremos apresentar um trabalho pesado e centrado na dor. É para ser uma dramédia que, inclusive, flerta com o stand up comedy e tem a colaboração de Marco Gonçalves”, conta a diretora.

Embora o foco da peça seja a paternidade, de acordo com Chia, é impossível abordar esse assunto sem questionar a visão tradicional da masculinidade. “Nossa intenção é mostrar que não existe uma única maneira de ser homem. Não é preciso mais ser durão e ter medo de demonstrar sentimentos e carinho”, completa Chia. Para Victor, todo esse processo foi libertador.

Entre os referenciais para a criação do texto estão os livros Seja homem: a masculinidade desmascarada (2020), de JJ Bola; Homens justos: do patriarcado às novas masculinidades (2021), de Ivan Jablonka; Cartografias da masculinidade (2021), organizado por Pedro Ambra; Carta ao pai (1919), de Franz Kafka; Conversas com meu pai + Stabat Mater, uma trajetória de Janaina Leite, de Janaina Leite e Alexandre Dal Farra.

A peça é uma residência artística da SP Escola de Teatro. Em novembro e dezembro de 2023, a Escola recebeu a oficina “Sem Registro”, organizada pela área de Extensão Cultural da SPET e ministrado por Chia Rodriguez e Victor Albuquerque.

Sobre a encenação

Chia Rodriguez quis criar um jogo de luz e sombras em Sem Registro – Uma Performance Paterna. Dessa forma, a iluminação de Gabi Souza levou essa ideia em consideração. Segundo Victor, isso é para potencializar a ideia do abandono, mostrando que, apesar de tudo, aquele pai acaba presente, mesmo estando distante, já que existe um impacto na vida do filho.

“Estamos chamando a peça de um plano sequência, porque ela constrói uma espécie de simulação. O protagonista vive as experiências e as narra. Por isso, ele manipula a luz e os elementos do cenário, quase como se estivesse em um set de filmagem”, detalha Chia.

Por fim, a direção musical de Dani Nega está focada em dar ritmo e musicalidade à fala do Victor. A atriz e MC premiada é parceira de importantes grupos de teatro como O Crespos, Coletivo Negro e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Sobre Victor Albuquerque

Ator, produtor e roteirista formado pela CAL e Roteraria, Victor faz parte do grupo teatral Os Inclusos e os Sisos, premiado pela ONU por sua abordagem inclusiva.

Com mais de 15 anos de experiência, o artista se destacou em diversos espetáculos, como “Um Amigo Diferente”, “Histórias do Final da Fila” e “Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho”.

Também participou do filme “Alfazema”, premiado em festivais como o Festival de Brasília e o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Sua trajetória artística reflete seu talento versátil e compromisso com a qualidade e diversidade nas artes.

Sobre Chia Rodriguez

Atriz, diretora de teatro e professora de atuação, Chia tem uma carreira de 15 anos no campo das artes cênicas.

Formada em Artes Cênicas pela CAL e em Artes Dramáticas pela UniverCidade, Chia também possui especialização em Artes da Cena pela UFRJ.

Ao longo de sua trajetória, ela idealizou e dirigiu diversos projetos teatrais, como “Miss Eloquência”, “Cenas AFORA” e “Talvez uma história de amor”. Também atuou como assistente de direção de Christiane Jatahy e ministrou aulas de atuação em renomadas escolas de teatro no Rio de Janeiro.

Concepção: Victor Albuquerque e Chia Rodriguez
Produção Executiva: Wemerson Nunes – WN Produções
Assistente de Produção: Murilo Palma
Realização: Associação dos Artistas e Amigos da Praça e WN Produções

“Sem Registro – Uma Performance Paterna”
De 25 de janeiro a 18 de fevereiro, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e, aos domingos, às 18h e 20h.
*No sábado 17/02 também haverá sessão às 18h.
*Não haverá apresentações na semana do Carnaval.
Local: Espaço Cênico Ademar Guerra – Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Ingressos: gratuitos | Retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência
Duração: 60 minutos | Classificação: 16 anos