O curso propõe uma imersão prática e sensível no universo da Commedia Dell’Arte, tradição teatral popular nascida na Itália do século XVI, considerada uma das matrizes fundamentais do teatro ocidental. Ao longo dos encontros, os participantes irão vivenciar técnicas de improvisação, uso de máscaras, criação física de personagens arquetípicos e jogos cômicos, explorando o gesto, a voz e o corpo como motores expressivos, podendo exercitar toda essa pesquisa por meio da apresentação de um canovaccio final.
Quando: De 20 de janeiro a 26 de março de 2026.
Dias: Terças e quintas, das 19h30 às 22h30.
Local: Unidade Roosevelt.
Objetivos: Introduzir os participantes ao vocabulário cênico da Commedia Dell’Arte; desenvolver a fisicalidade e a expressividade corporal por meio do trabalho com máscara; estimular a criatividade, a escuta e a espontaneidade por meio da improvisação; apresentar os principais tipos cômicos e suas dinâmicas relacionais (Zanni, Vecchi, Innamorati, Capitano etc.); investigar o humor físico e as técnicas do lazzo como ferramentas dramatúrgicas; uso do battocio (slapstick) e treino dos schiaffos, técnicas de lutas cênicas; proporcionar um espaço de criação e descoberta pessoal a partir de jogos teatrais; realizar um canovaccio (apresentação teatral) ao final do curso.
Orientador: Daniel Granieri.

Daniel Granieri é ator, diretor e professor, com 27 anos de carreira. Graduado em Teatro pela Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, formou-se em jogos, máscara neutra e tragédia grega na École Philippe Gaulier (França) e na Arscomica (Escola Internacional do Ator Cômico), do maestro Antonio Fava, na Itália, especializando-se em Commedia Dell’Arte por mais de 20 anos. Estudou com mestres como Antunes Filho (Brasil), Philippe Gaulier (França), Antonio Fava (Itália, desde 2005), Studio Stella Adler (EUA), Luis Louis (Mímica Total / BR), Russo Boris Rottenstein (Espanha), Eduardo Tolentino (Tapa), Paoli Quito, Francisco Medeiros e Jozé Rubens Siqueira, entre outros. Sua pesquisa contínua envolve o corpo, o gesto e o humor físico como caminhos para a criação cênica. Leciona na Academia Internacional de Cinema (AIC) desde 2017, dirigiu o projeto Cinema Mudo, com mais de 25 filmes realizados, é curador e fundador da Semana da Commedia Dell’Arte SP/BR e ministra oficinas no Brasil e no exterior.
Público: Atores, circenses, professores e estudantes de teatro e de circo, palhaços e clowns, artistas cênicos interessados em desenvolver habilidades físicas, cômicas e expressivas, pesquisadores da Commedia Dell’Arte e da comédia física. A partir de 18 anos.

Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 25 vagas.
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.

