Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A aula de Bases Acrobáticas se justifica pela importância do trabalho corporal como ferramenta essencial para artistas da cena. Ao introduzir princípios básicos da acrobacia, os alunos ampliam sua consciência corporal, fortalecem a confiança mútua e desenvolvem escuta, presença e cooperação. Esses elementos são fundamentais para o teatro, a palhaçaria e o circo, mesmo para quem não pretende seguir especificamente na acrobacia. A proposta respeita a diversidade de corpos e níveis, oferecendo um aprendizado seguro e progressivo. Além disso, estimula o trabalho coletivo e a responsabilidade compartilhada, competências centrais para a criação cênica.

Quando: De 20 de janeiro a 26 de março de 2026.
Dias: Terças e quintas, das 19h30 às 22h30.
Local: Unidade Roosevelt.

Objetivos: O Curso de Bases Acrobáticas tem como objetivo introduzir alunos de teatro, palhaçaria e circo aos princípios fundamentais da acrobacia. De forma segura e acessível, serão trabalhadas acrobacias de solo, minitrampolim e em grupo. A proposta é desenvolver bases sólidas, respeitando os limites individuais de cada aluno. Não é necessária experiência prévia em acrobacias.

Orientador: Robinson Zizza de Camargo.

Robinson Zizza é acróbata, portô, palhaço, arte-educador, preparador físico e ginasta, com formação superior em Educação Física pela Unesp. Foi atleta de ginástica olímpica por 15 anos, e essa experiência o possibilitou atuar como preparador físico e técnico em artes circenses na Companhia Atlética, no espetáculo Planeta Lilás, de Ziraldo, em escolas particulares em São Paulo e nos projetos do Grupo Lezizz.

Como artista, integrou o elenco das companhias Circo Roda, Pia Fraus, Parlapatões, Fractons, Fratelli, Artista do Corpo e Irmãos Sabatino. Desde 2013, empreende no Grupo Lezizz com projetos autorais, produção de eventos e espetáculos, e assina a direção técnica de espetáculos circenses como: “Cine Circo Teatro Itinerante Dedé Santana”; Circo Turma da Mônica – “O Primeiro Circo do Novo Mundo”, “Brasilis” e “Mônica 60”; espetáculos da Ruela Cia – “La Escada”; e projetos da Nobu Jump House. Zizza também é criador da Lezizz Jump Dance, uma metodologia de dança com cordas de pular.

Público: Estudantes de teatro, dança, circo e palhaçaria, ou pessoas que pretendem aprender acrobacias para a vida. A partir de 18 anos.

Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 25 vagas.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.

Inscreva-se em nossa newsletter