Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A criação de personagens é uma etapa fundamental na formação de artistas da cena, pois integra diferentes linguagens e amplia a compreensão do processo teatral como um todo. Muitas vezes, estudantes têm contato fragmentado com dramaturgia, corpo e visualidade, sem vivenciar como esses elementos se articulam na construção de uma figura cênica completa. O curso Criando um Personagem propõe suprir essa lacuna ao reunir, em um percurso único, escrita dramatúrgica, elaboração de figurino e visagismo e execução de máscaras. Essa abordagem interdisciplinar favorece a autonomia criativa, estimula a pesquisa prática e fortalece o olhar crítico sobre a criação teatral contemporânea. Além disso, capacita performers a desenvolverem personagens consistentes, coerentes e expressivos, ampliando suas possibilidades artísticas e profissionais.

Quando: De 12 de janeiro a 05 de fevereiro.
Unidade Brás: Segunda, terça, quarta e quintas das 14h às 17h30 (12 a 29/01).
Unidade Roosevelt: Segunda, terça, quarta e quintas, das 19h30 às 22h30 (2 a 5/02).

Objetivo: Oferecer uma experiência integrada de criação cênica, guiando os participantes na construção completa de um personagem. O curso articula três módulos: criação dramatúrgica, desenvolvimento da identidade visual via figurino e visagismo e criação prática por meio de máscaras. Ao final, cada participante terá elaborado um personagem autoral, compreendendo como texto, corpo e imagem se articulam na prática teatral.

Orientadoras: Débora Ferreira, Larissa Nicacio e Nayara Andrade.

Débora Ferreira é artista, recreadora e coordenadora de grupo em viagens estudantis, sempre teve um apego especial pelas artes teatrais, apesar de ter se formado na Fatec em Construção de Edifícios, trabalhou como Orçamentista e Projetista de Engenharia Civil até 2022. Retornou aos estudos cursando Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro, atualmente trabalhando como assistente de J.C. Serroni em projetos, planejamento, produção cenográfica e execução de Cenografias como Morte e Vida Severina, Olga, O Banquete entre outras para a Companhia Ensaio Aberto do Armazém da Utopia e também atuando com espetáculos de Gabriel Villela Medeia, Primeiro Hamlet, ganhador da 35ª edição do Prêmio Shell de Cenografia. Em outubro de 2025, participou do programa de intercâmbio Stay Or Leave que ocorreu em Jena, Alemanha reunindo 4 países: Brasil, Líbano, Alemanha e Turquia para discussões e elaborações teatrais sobre mobilidade.

Larissa Nicacio é formada em Artes Cênicas pelo Célia Helena e em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro. Atua como dramaturga e dramaturgista em criações coletivas e é integrante do grupo “Teatro da Autofagia”. Esteve em cartaz em diversos teatros e espaços de são Paulo como no Museu do Futebol por meio do edital “Ocupa Pacaembu” com a Peça autoral “Bodrags Futebol Bar”. Em “O Mito na Sarjeta”, assina o dramaturgismo da peça que foi publicada no livro Entre Almanach 2024, em parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia. Em outubro de 2025, participou do programa de intercâmbio Stay Or Leave que ocorreu na Alemanha.

Nayara Andrade é formada em Design de Moda pelo Centro Universitário Senac, com especializações em Produção de Moda, Costura e Desenho de Moda. Atualmente, cursa Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro, aprofundando conhecimentos em maquiagem, figurino e cenografia. Atua como maquiadora, figurinista e assistente de cenografia em diversos espetáculos, comerciais e curtas-metragens, como: o vencedor do prêmio shell “Primeiro Hamlet”. Participou do intercâmbio Stay or Leave, onde pode ampliar seus conhecimentos e visão de mundo. Possui inglês avançado, espanhol básico e experiência com mídias sociais e voluntariado. É uma profissional versátil, criativa e apaixonada pelas artes cênicas e visuais.

Público: Destina-se a estudantes e artistas em formação nas áreas de teatro, performance e audiovisual, bem como a pessoas interessadas em criação e desenvolvimento de personagens. O curso também acolhe participantes que desejam explorar dramaturgia, máscaras, figurino e visagismo como práticas integradas. É indicado ainda para educadores, performers e criadores visuais que buscam ampliar suas ferramentas expressivas e experimentar processos colaborativos de construção cênica. Acima de 18 anos.

Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: De 12 de dezembro a 7 de janeiro de 2026.
Aprovados: 8 de janeiro de 2026.
Matrícula online: 8 a 11 janeiro de 2026.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.

Inscreva-se em nossa newsletter