Iluminação
Qualifica estudantes interessados em iluminação dentro do âmbito das artes cênicas
O curso qualifica estudantes interessados em iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista. O curso promove a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da luz, em especial as artes visuais. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
O que é o curso de Iluminação?
O curso de Iluminação da SP Escola de Teatro é voltado para a formação de técnicas/os da luz com conhecimentos práticos e teóricos em teatro. É um curso que privilegia a técnica, sem deixar de lado a abordagem criativa do artista.
O que vou aprender em cada um dos quatro módulos/semestres?
O curso vai abordar todas as tecnologias utilizadas na iluminação cênica, passando por mesas com GrandMA, Ion, SmartFade; e todo tipo de equipamento, como moving lights, ribaltas e par led, bem como equipamentos convencionais, como elipsos e fresnéis. Na prática, a/o estudante vai aprender consoles, cor, montagem, desenhos em softwares e utilização de filtros de cor. Na teoria, questões referentes ao processo criativo do desenho de luz e a relação da luz com as demais áreas das artes do palco.
Como serão as minhas atividades teóricas e práticas?
Na prática, a pessoa estudante trabalhará com luz para pequenas cenas e aprenderá montagem, afinação, gravação e operação de luz, além de aprender a manusear mesas de luz e demais equipamentos, como refletores. No campo teórico, aprenderá teorias de cor, teorias de luz e relações da luz com as artes visuais e com a arquitetura. As aulas contam com encontros práticos, trabalhos em grupo e apresentações de seminários.
Após me formar, como poderei atuar no mercado de trabalho?
A/O egressa/o poderá trabalhar em campos como desenho de luz e ofícios como programador de luz, operador, montador, especialista em equipamentos digitais e rigger (aquela pessoa com documentação para trabalhar em grandes alturas), sendo responsável por áreas como iluminação para montagens, operação e gravação de luz, em locais como teatros, casas de show e outras situações que requerem a iluminação profissional.










