Humor
Formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões de corpo e voz para o jogo cênico
O curso de Humor está voltado para a formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões de corpo e voz para o jogo cênico. São contempladas a formulação de arquétipos, criação de personagens e a elaboração de uma dramaturgia cômica. Busca-se formar um ator com visão crítica, com ênfase no humor, que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso. O curso estará sintonizado com o fazer e o saber teatral de seu tempo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
O que é o curso de Humor?
O curso de Humor é um curso de Atuação com ênfase na comicidade. Pretende-se formar um artista com visão crítica que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso. É um curso comprometido com um humor que traga, no riso, a semente da reflexão e da transformação. O curso está sintonizado com o fazer e o saber teatral das teorias e questões da contemporaneidade.
O que vou aprender em cada um dos quatro módulos/semestres?
A/O estudante desenvolverá um senso crítico e poderá lançar mão de suas escolhas éticas e estéticas na composição de sua atuação criativa no mundo. Além disso, poderá desenvolver a capacidade de pesquisa e treinamento de linguagens cômicas, visando a criação de números próprios; refletir sobre os rumos do humor e difundi-los; entender as dificuldades inerentes ao fazer rir; e perceber a necessidade de seriedade e dedicação que o ofício exige.
Como serão as minhas atividades teóricas e práticas?
O curso propõe a experimentação de técnicas, fundamentos e aspectos essenciais da comicidade física, abordando teoria e técnica de palhaçaria, bufonaria, mimodinâmica, canção (técnica vocal, coralidade e música), estudo das máscaras (neutra e expressiva), capoeira, cavalo-marinho e técnicas circenses. As aulas incluem exercícios, jogos, improvisações e esquetes que permitam transitar por linguagens cômicas diversas, tais como paródia, caricatura, ironia, sarcasmo, grotesco, ingênuo, deboche e duplo sentido, entre outras.
Após me formar, como poderei atuar no mercado de trabalho?
O curso formará um profissional da cena cômica que poderá ser humorista, comediante, palhaço, entre outras profissões. Egressas e egressos poderão atuar em todos os campos expressivos, como teatro, circo, televisão e cinema.
Humor
Raul Barretto
Coordenador
Guilherme Wander
Artista Docente Convidado
Antônia Vilarinho
Artista Docente Convidada











