Direção
Prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea
O curso prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. O curso oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a ordenação do fluxo de trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas do curso. Estão previstos também estudos de diversas perspectivas cênicas contemporâneas. Trata-se de uma formação humanista e interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
O que é o curso de Direção?
O curso é voltado a artistas de teatro que têm como função a organização dos elementos cênicos (atuação, dramaturgia, cenários, figurinos, iluminação, sonoplastia, outros aparatos tecnológicos, adereços, etc.) de forma a criar uma experiência estética para o público. Na SP Escola de Teatro, valoriza-se o exercício da função de direção em que se potencializem todos os recursos artísticos do coletivo, respeitando individualidades ao mesmo tempo em que se assume a responsabilidade pela concepção geral do trabalho realizado, buscando uma relação ética com todos os envolvidos no processo.
O que vou aprender em cada um dos quatro módulos/semestres?
No módulo Verde, cada estudante de Direção é convidado a aprofundar seus conhecimentos sobre os estudos de personagem e conflito. No módulo Amarelo, são abordados conceitos e práticas de narratividade no campo teatral. No módulo Azul, abordamos conceitos e técnicas dentro da linguagem performativa. No módulo Vermelho, a direção tem liberdade para escolher qual linguagem será utilizada para desenvolver seu projeto.
Como serão as minhas atividades teóricas e práticas?
Do ponto de vista teórico, os estudantes serão convidados a realizar seminários abordando diferentes aspectos do Eixo Pedagógico do módulo vigente. Além disso, serão realizadas leituras de textos que se relacionem ao Eixo, ao Operador e ao Tema proposto. Do ponto de vista de práticas teatrais, os estudantes serão responsáveis por dirigir um núcleo de experimento com um processo criativo que será desenvolvido por todo o semestre. Finalmente, os estudantes irão realizar uma microcena de até dez minutos em que terão liberdade completa de criação.
Após me formar, como poderei atuar no mercado de trabalho?
O mercado de trabalho é bastante amplo para estudantes formados em direção teatral. Eles poderão atuar como diretores teatrais, mas também poderão conduzir processos em oficinas de teatro, curadorias de espaços teatrais, produção teatral, direção de projetos artísticos em diferentes plataformas e meios, entre outros.
Direção
Rodolfo García Vázquez
Coordenador
Laura Morais
Artista Docente Convidada
Luís Mármora
Artista Docente Convidado
Christian Landi
Orientador de Experimentos











