Skip to content Skip to footer

A educação integrada é a base da SP Escola de Teatro, cuja estrutura pedagógica agrupa conceitos de alguns dos principais pensadores da formação intelectual e cultural contemporânea. Esses conceitos são assimilados na esfera da cultura e da arte do teatro para, assim, elevar o pensamento crítico desenvolvido na Escola.

A pedagogia da autonomia proposta pelo educador Paulo Freire, segundo a qual “quem ensina aprende ao ensinar; e quem aprende ensina ao aprender”, está em sintonia com o pensamento da Instituição, que enfatiza relações entre estudantes e docentes, pautando-se pela emancipação do artista como investigador e criador compromissado com o papel social.

Essa ideia está também atrelada à noção de território e de espacialização desenvolvida pelo geógrafo Milton Santos – um dos maiores críticos do sistema capitalista e pensador da globalização. Santos entende o lugar, seja público ou privado, como o “espaço do acontecer solidário”, e esse pensamento faz parte dos conceitos levados em consideração na estrutura pedagógica da Instituição.

A tríplice teórica que dá base à formação da SP Escola de Teatro se completa com a visão sistêmica do processo cognitivo baseada no pensamento do físico e ambientalista austríaco Fritjof Capra, cuja abordagem está apoiada na sustentabilidade. Dentro do projeto pedagógico da Escola, são fundamentais a interdependência entre as diversas áreas do palco, a cooperação artística no fazer teatral, a diversidade de processos voltados à produção cênica e a concepção da cena como um todo integrado.

Seguindo esses alicerces, a SP Escola de Teatro se diferencia por oferecer uma estrutura que se destaca por, entre outras coisas:

  • Oferecer a possibilidade de que o estudantes inicie seus estudos em qualquer um dos módulos oferecidos no momento, sem a necessidade de ter algum conhecimento prévio para o cursar;
  • Não organizar suas turmas em grupos fechados, o que permite ao estudante o convívio com núcleos diferenciados de pessoas e mesclar suas experiências individuais com as dos colegas;
  • Ocupar todas as vagas de seus módulos, que são preenchidos se houver desistências.
Missão

Promover cultura, arte e educação nas artes do palco por meio de um sistema pedagógico inovador e acessível, que prioriza a experiência cênica em diversas iniciativas, oferecendo atividades culturais de excelência.

Visão

Ser referência na formação de profissionais de teatro, nacional e internacionalmente, valorizando a arte e a educação como agentes da transformação social, com potencial ético, estético e criativo.

Valores

Respeito à diversidade sociocultural, étnica e de gênero
Criatividade e inovação
Difusão Cultural
Acessibilidade
Equidade
Sustentabilidade
Transparência

Sistema Pedagógico

A SP Escola de Teatro pondera o papel social das Artes Cênicas em módulos que valorizam a emancipação criadora, o pensamento crítico e a confluência absoluta de talentos e poéticas, desviando-se da relação hierárquica as quais costumam estar presas as bases educacionais.

Os principais pressupostos do projeto pedagógico da Escola são:

Ensino não hierárquico

A SP Escola de Teatro baseia-se em um modelo de ensino que rompe com o regime de subordinação das pedagogias tradicionais. O conhecimento avança de acordo com trabalhos práticos e reflexivos, levando em consideração o ritmo de estudantes e docentes.

Ensino não cumulativo

A Escola dilui completamente o parâmetro de que o estudante no quarto semestre é mais avançado do que aquele no estágio inicial. Compartimentar o conhecimento artístico é uma contradição improdutiva, pois ele deve ser trabalhado com um mecanismo de expansão, desdobramento natural do fazer artístico, e não de acumulação.

Ensino modular

Um módulo corresponde à unidade de conteúdos e práticas daquele semestre. O estudante da SP Escola de Teatro frequenta quatro módulos independentes em uma das linhas de estudo do curso técnico, cada um com a duração de um semestre e identificado por uma cor: verde, amarelo, azul e vermelho.

Folder institucional da SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e é considerada a maior instituição educacional de teatro da América Latina.

Confira toda a estrutura orgânica do funcionamento da SP Escola de Teatro