Cursos Regulares
A SP Escola de Teatro oferece curso técnico gratuito com oito linhas de estudo: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. O curso é presencial, tem duração de dois anos e a abordagem dos conteúdos prefigura como se fossem oito escolas em uma, dado o grau de relações artísticas e pedagógicas entre as disciplinas.
Eles são divididos em quatro módulos (verde, amarelo, azul e vermelho) e as aulas acontecem nos períodos matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados) ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo.
estudantes por ano.
horas por módulo.
As aulas acontecem de modo presencial, nas duas unidades da Escola na capital paulistana: na Praça Roosevelt (Consolação) e no Brás. Não há cursos técnicos online na SP Escola de Teatro.
Os cursos técnicos da SP Escola de Teatro são reconhecidos pelo MEC e o estudante que concluiu os quatro módulos do curso pode solicitar a sua DRT junto ao Ministério do Trabalho.
Por ano, uma média de 400 estudantes frequentam o curso técnico, em turmas pela manhã e à tarde.
Processo seletivo
O Processo Seletivo é semestral e consiste em prova de redação, entrevista e provas de aptidão específicas para cada área. Podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos (ou completados até a data da matrícula) e ensino médio completo. O Processo Seletivo é feito em parceria com a Fundatec.
As inscrições para o processo seletivo das turmas do primeiro semestre (iniciando em fevereiro do ano seguinte) abrem em agosto. Já as inscrições para o processo seletivo das turmas do segundo semestre (iniciando em agosto) abrem entre março e abril do mesmo ano.
Pedagogia
Com Ivam Cabral à frente da diretoria executiva, a Escola demarca a luta pela regulamentação de algumas profissões historicamente relegadas no Brasil, como a do dramaturgo, função-chave tanto na fase moderna como na contemporânea do nosso teatro.
Regimento
O Regimento de Conduta da SP Escola é destinado a estudantes, coordenadores, artistas docentes e demais colaboradores. Através deste documento, a Instituição firma regras, diretrizes e explicações que servem para o melhor funcionamento e desenvolvimento do trabalho em conjunto.
Ivam Cabral
Doutor em pedagogia do teatro pela ECA/USP (2017), com mestrado em prática teatral pela mesma instituição (2004) e graduação em artes cênicas pela PUC/PR (1988). É ator, dramaturgo, escritor, psicanalista e cofundador, ao lado de Rodolfo García Vázquez, da Cia. de Teatro Os Satyros (1989). Como ator, participou do elenco de vários espetáculos, recebeu inúmeros prêmios e atuou em mais de 30 países. É autor das publicações "Entre o nada e o infinito" (Giostri, 2022), "Terras de Cabral - Crônicas de lá e cá" (Giostri, 2013) e "O teatro de Ivam Cabral - Quatro textos para um teatro veloz" (Imprensa Oficial de São Paulo, 2006), entre outros. Foi editado em Angola, Cuba, Finlândia, Portugal e Reino Unido. Também escreve para o cinema e a televisão. Dirigiu, ao lado de García Vázquez, o longa-metragem "A Filosofia na Alcova" (2017). Como dramaturgo, escreveu dezenas de textos, tendo sido traduzido para o espanhol, inglês, sueco e alemão. Recebeu os maiores prêmios do teatro brasileiro (Shell, APCA, Governador do Estado de São Paulo e Aplauso Brasil, entre outros). É diretor-executivo da SP Escola de Teatro, instituição que, ao lado de outros artistas e coletivos, sonhou e idealizou.
