Ao longo do último semestre letivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o grupo de estudos “Axé: Verbalizar o poder criador” se encontrou, com orientação da artista docente convidada de Dramaturgia Bruna Menezes, com o intuito de investigar como a cosmologia africana e afro diaspórica se manifesta nas artes, e como essas manifestações expressam o axé, a força criadora, princípio vital e potência em movimento que atravessa corpo e palavra.
O grupo é formado por Blendon Cássio (Dramaturgia), Rafaela Borges (Atuação), Rayane Trindade (Humor), Juliana Souza (Dramaturgia) Antônio Elton (Humor) Maximo Pacheco (Dramaturgia), Victor Leal (Atuação) e Lana Reis (Humor).
Agora, no próximo dia 1/12, a partir das 19h30, eles apresentarão ao público os materiais e pesquisas resultantes dos encontros. O encontro será na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, na Sala Alberto Guzik.
Segundo o coletivo: “A proposta é criar um espaço de leitura, escuta e troca a partir de textos que abordam fundamentos do pensamento africano, o foco está em refletir sobre como esses saberes operam nas criações artísticas e como podem ampliar nossa compreensão do ato criativo enquanto gesto ancestral e político.”
