Skip to content Skip to footer

Exposição “Tela Preta: o que queremos?” tem abertura nessa sexta (14) na SP Escola de Teatro

Como ação do Mês da Consciência Negra, a exposição “Tela Preta: o que queremos?” abre nessa sexta (14), a partir das 18h50, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

A instalação, uma atividade de contrapartida da bolsa-oportunidade, foi idealizada e organizada por Piauí, estudante do curso de Técnicas de Palco.

O projeto é um espaço pedagógico, político, social e poético, que se inspira nas vivências da população negra nos territórios educacionais e artísticos, destacando as trajetórias de dez personalidades negras que compõem o corpo discente SP Escola de Teatro.

A exposição gratuita “Tela Preta: o que queremos?” fica em cartaz de 14 a 18/11 na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, seguindo para a unidade Brás, onde estará disponível para visitas de 19 a 30/11.

Além da exposição, no dia 24/11, às 13h, na biblioteca da unidade Brás da SP Escola de Teatro, acontecerá uma roda de conversa com Piauí e convidados, complementando o projeto.

Sobre os artistas convidados para a exposição

Caio lima 

“Meu nome é Caio Lima, sou um homem gay de 23 anos da região Oeste de SP. Faço da minha arte minha âncora e busco desenvolver e aprender mais a cada situação que vivo. Poeta e desenhista quero mostrar mais para o mundo o movimento positivo que a arte pode trazer na vida das pessoas.”

Terra Durães 

“Terra Durães dos Santos, Terra Cristina, filha, cria de Joelita Rosa Durães, 26 anos, 06 de outubro de 1998, libriana. Terraformando em meio às plantas, ao cultivo y a urgência de renascer em meio a minha tempestade, gigantesca, vinda de Montes Claros – Minas Gerais, berço de minha mãe. Desenhista artista plástica, performer, pintora, roteirista, atroz, fotógrafa, grafiteira, bonita, modelo, um ser que está em metamorfose y se redescobrindo, sou muito curiosa y gosto de me arriscar, sinto que não alcancei nem metade de minha trajetória. Meu equilíbrio se funde a trocas de boas energias em meio a necessidade de estar rodeada de matérias como plantas, animais y o que me atravessa, é ter a percepção de que mesmo em tempos sombrios, podemos cultivar nossas festas, nossos brilhos interiores.”  

Julia Duarte 

“Julia Duarte (2001) artista visual, diretora de arte e produtora audiovisual mulher negra brasileira e lgbt+, nascida e criada na periferia da zona oeste de são paulo, Jd João XXIII. artista em constante autorreconhecimento criando sobre memórias e afrofuturos possíveis, além do território e identidade.”  

Alvim 

“Alvim Almeida Silva Junior, Alverino, Juca Chaves, Juquinha, Mulambinho, Elvira, Shaolin, Alvinho, filho de Lídia Patrícia Ferreira dos Santos. 25 anos, 24 de junho de 1999, canceriano.Meu cordão umbilical direto do Jardim Três Corações – Zona Sul de São Paulo, (Capela do Socorro), pátria mãe direto do Jardim Uruçu – Bahia. 1981Desenhista artista plástico, pintor, agente de limpeza, auxiliar de cozinha, repositor, roteirista, ator, performer, trabalho y estudo a interdisciplinaridade dos tempos, da história, da geografia, dos corpos. 

Permaneço na busca da tradição no silêncio y no grito, estudar y procurar a dádiva da espiritualidade, da ideia, do infinito, do mar, das convivências y sobrevivências universais, a partir da intuição como poder.” 

Bazuca 

“Artista não binarie e multifacetada da zona norte de São Paulo, sou apaixonada pela criação em diversas mídias, com um foco especial em pinturas em tela e customização de roupas. Minha arte busca ser uma extensão da cultura, incorporando elementos urbanos e contemporâneos que dialogam com o ambiente e as pessoas ao meu redor. Acredito que a arte é uma linguagem que complementa a vida, tornando-a mais expressiva e conectada ao nosso tempo.”

Ficha técnica 

Direção geral e artística: Piauí 

Assistente de produção: Sarah Bueno e Diegal 

Técnicos de luz: Thiago Yuta e Luah Reis 

Técnicos de som: Milena Lopes 

Artistas Convidados(a)(e): Moni Bardot, Caio Lima, Julia Duarte, Laila Oliveira, Mulambinho, Terra Duraes, Mamba Negro, Mestre Peroba 

Classificação: Livre 

Gratuito