Seminário de Iluminação Cênica

Outros anos:  



O Seminário


O Teatro da Vertigem e a SP Escola de Teatro realizam, em novembro, a segunda edição do Seminário de Iluminação Cênica. Nos dias 8, 9, 10, 26 e 27, profissionais do Brasil e de outros países da América Latina se reúnem, em São Paulo, para trocar olhares e experiências sobre a área, cujo reconhecimento como linguagem artística no meio acadêmico tem crescido consideravelmente nas últimas décadas.

Desta vez sob o tema “Ensino, Formação e Pedagogia”, o seminário propõe uma discussão sobre a formação profissional de técnicos e lighting designers, trazendo questionamentos sobre que papeis ocupam a teoria e a prática e quais são, de fato, o tempo e os conhecimentos necessários para uma formação ideal na área.

“Muitos dos materiais a que temos acesso são frutos do pensamento de teóricos e diretores, contribuições valiosas, mas marcadas por seus pontos de vista específicos. O Seminário se faz fundamental para dar voz aqueles profissionais que pensam e produzem iluminação cênica a partir de sua prática,” comenta Guilherme Bonfanti. Idealizador do evento, ele é um dos fundadores do Teatro da Vertigem, além de ter criado e de coordenar o curso de Iluminação da SP Escola de Teatro, um dos maiores centros de formação das artes do palco na América Latina.

A edição deste ano traz mesas com a participação de nomes como Cibele Forjaz, Cesar Pivetti e Ligia Chaim. Além disso, o iluminador argentino Gonzálo Córdova,  o lighting designer responsável pelo Laboratório de Iluminação da Unicamp Valmir Perez e a arquiteta e iluminadora argentina Eli Sirlin discutem seus processos de trabalho em três aulas, cujas vagas são limitadas – as inscrições podem ser feitas até 2 de novembro no site da SP Escola de Teatro.

Programação


08 de novembro
9h-18h30: Aula com Gonzalo Córdova (Argentina)
Com 30 anos de carreira na Argentina, trabalhou como diretor técnico e iluminador para diretores como Rubén Szuchmacher, Javier Daulte, Alfredo Arias e Luciano Cáceres. É professor de iluminação na Universidad Nacional de las Artes, em Buenos Aires.

09 de novembro
9h-18h30: Aula com Valmir Perez
Atua como lighting designer responsável pelo Laboratório de Iluminação do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp. Possui experiência de mais de 20 anos em projetos de iluminação, design e artes. É membro honorário da Associação Brasileira de Iluminação (Abil) e fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Iluminação Cênica (Abric).

10 de novembro
9h: Mesa 1 – Cursos regulares de formação em instituições
Com Valmir Perez (SP) Gonzalo Córdova (Argentina), Cibele Forjaz (SP), Guilherme Bonfanti (SP) e Berilo Nosela (MG).

14h: Mesa 2 – Workshops, oficinas e cursos de curta duração
Com Kenny Rogers (C9), Cesar Pivetti (Sated-SP), Carmine D’Amore (NFT-SP) e Aline Santini (SP).

16h30: Mesa 3 – Light Designers, autodidatismo e formação em cursos regulares
Com Ligia Chaim (SP), Danielle Meirelles (SP), Denilson Marques (SP), Fernanda Carvalho (SP) e Cláudia Bem (SP).

26 de novembro
9h-18h30: Aula com Eli Sirlin (Argentina)
É especializada em desenho de iluminação tanto em arquitetura como em espetáculos, e dá aulas no nível superior na Argentina. Convidada para seminários e conferências nacionais e internacionais, é autora de La Luz en el Teatro, livro vencedor do Premio Teatro del Mundo Ensayística 2005.

27 de novembro
9h: Mesa 4 – Apontamentos sobre pedagogia e formação com Eli Sirlin
Com Guilherme Bonfanti (SP), Grissel Piguillem (SP) e Eli Sirlin (Argentina)

Inscrições


Nos dias 8, 9, 10, 26 e 27 de novembro, o Teatro da Vertigem e a SP Escola de Teatro realizam o 2º Seminário de Iluminação Cênica. Desta vez sob o tema “Ensino, Formação e Pedagogia”, profissionais e estudantes da área se reúnem para aulas e mesas de discussão sobre o campo, cujo reconhecimento como linguagem artística no meio acadêmico tem crescido consideravelmente nas últimas décadas.

As aulas, gratuitas, têm vagas limitadas, e estão com inscrições abertas de 16 de outubro a 2 de novembro. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário abaixo e aguardar um e-mail de confirmação de interesse. No dia 5 de novembro, os selecionados serão divulgados nesta mesma página. Caso deseje participar de mais de uma aula, é necessário preencher o formulário para cada um dos dias.

Para as mesas de discussão, basta comparecer à SP Escola de Teatro (sede Roosevelt) no dia e horário de cada encontro.

APROVADOS:

Aula com Gonzalo Córdova (Argentina) – dia 08 de novembro

Aula com Valmir Perez – dia 09 de novembro

Aula com Eli Sirlin (Argentina) – dia 26 de novembro

 




O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign