Ode ao Teatro

Publicado em: 02/05/2013 |

A visão leiga das artes do palco e a mistificação em torno da figura do artista formam o mote do espetáculo “Ode ao Teatro”, que entra em cartaz neste domingo (5), no Espaço dos Satyros Um, onde permanece durante todos os domingos de maio, sempre às 18h30.

O espetáculo tem texto e direção de Sergio Zlotnic, colunista deste portal, além de psicanalista, dramaturgo, diretor e que ministrou, nos últimos anos, vários cursos de Extensão Cultural na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Segundo o autor, a montagem é uma paródia e explora a metalinguagem do jogo teatral, brincando com o trabalho de representação do ator. “Des-ideologia é o que queremos! Privilegiamos, para isso, as ‘irrelevâncias que des-anestesiam’! Irrelevâncias que curam!”, afirma.

Toda a equipe da peça, produzida pela Cia. Os Zzzlots, é composta por aprendizes, ex-aprendizes e participantes de cursos da Escola. No elenco, estão Barbara Apalg, Cecília Novelli, Denise Sefer, Flávio Costa, Henais Deslandes, Jamil Torquato, Luciano Falcão, Nilton Melo e Ronaldo Vilar, além do próprio Zlotnic. Há ainda participação especial de Marcelo Cipis.

Os assistentes de direção são Jamil Torquato e Denise Sefer. A luz é assinada por Fer Guedella. O som é de Alvaro Angelo, Dora Florencio e Jomo Faustino. Fotografia e mídia por Cynthia Vasconcelos. A bilheteria está a cargo de Fanny Maikóvski Guzik.

Cia. Os Zzzlots

O grupo formou-se em 2010, durante o primeiro “Diálogos: Psicanálise, Teatro e o Campo das Artes”, curso ministrado por Sergio Zlotnic na SP Escola de Teatro. A maioria dos integrantes da companhia é de alunos dos cursos que Zlotnic comandou nos anos seguintes, na Instituição.

A partir de então, foi criado um espaço de investigações dramatúrgicas, em cujas reuniões as artes do palco são interrogadas e investigadas, por meio de leituras e discussões de textos da literatura e da dramaturgia.

O lema do coletivo é “acreditamos nas irrelevâncias que curam”, ponto em que os membros se aproximam da psicanálise freudiana. Nas oficinas promovidas pela companhia, são privilegiadas as ideias do “erro”, do “engano” e do “equívoco”, que atuam como ingredientes fundamentais do processo criativo, fatores que reforçam as improvisações feitas em cena pelos atores.

Espetáculo: “Ode ao Teatro”

Quando: Todos domingos de maio, às 18h30

Onde: Espaço dos Satyros Um

Praça Roosevelt, 214 – Consolação