SP Escola de Teatro

Texto da aprendiz Mari Costa ganha leitura no SP Dramaturgias

Aprendiz do Curso Regular de Dramaturgia, Mari Costa tem um de seus textos lidos em mais uma edição do SP Dramaturgias. Desde junho de 2012, o projeto oferece, na SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco, leituras dramáticas de textos inéditos e contemporâneos. A coordenação é de Marici Salomão e Alessandro Toller — coordenadora e formador de Dramaturgia, respectivamente.

Mari Costa apresenta “Deux Ex Machina”, peça que conta o dilema de uma mulher dos dias atuais ao se perceber grávida do novo Messias. A ideia da dramaturga é misturar épocas no texto. “A situação arcaica dentro de um contexto social supostamente moderno pode abrir diversas discussões sobre papéis sociais, Estado Laico, força da religião dentro de ambientes privados e públicos”, diz Mari.

Segundo ela, a maior tentativa foi a de colocar em pauta o corpo da mulher e a discussão a respeito do pertencimento deste corpo. “Espero que questões de políticas públicas, dentro da discussão de gênero, possam ser trazidas a partir da peça”, deseja a dramaturga. O texto é apresentado em um momento em que o feminismo ganha força, especialmente pelo ampla divulgação nas redes sociais.

O enredo do texto surgiu de uma conversão informal que Mari teve com algumas amigas. Na ocaisão, elas se questionavam sobre o que fariam caso se vissem grávidas de Deus. “A partir dessa provocação, comecei a considerar quais seriam as implicações de um acontecimento tão absurdo dentro do nosso contexto social”, diz. Mari também pensou sobre a naturalização de outros absurdos nos dias atuais.

Para a dramaturga, a SP Escola de Teatro ajuda na criação de textos por ser um lugar de exercício permanente. “Essa é a grande sacada, nunca estamos parados”, diz. “Estar sempre ativo, localizando problemas em nosso próprio trabalho e tentando solucioná-los, é um ganho efetivo para qualquer um.”

Sob orientação de Cecilia Bilanski, outros aprendizes da SP Escola de Teatro participam do projeto:
Atuação: Eric Junior Barros Takhashi, José Gelson da Silva Filho, Kryslei Cipriano Goes, Manuella Alves da Silva, Tatiane Camargo Sgorlon.
Direção: Luana Miguel.
Dramaturgia : Cristina Santos, Vinicius da Silva Souza
Sonoplastia: Murilo Simões de Lima e Fabio Lima

SP Dramaturgias – Leitura dramática de “Deus Ex Machina”
SP Escola de Teatro. Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, Consolação.

10 de novembro, terça-feira, 20h. Grátis e aberto ao público.