SP Escola de Teatro

Texto da aprendiz Daniele Veiga ganha leitura no SP Dramaturgias

Aprendiz do Curso Regular de Dramaturgia, Daniele Veiga tem um de seus textos lidos em mais uma edição do SP Dramaturgias. Desde junho de 2012, o projeto oferece, na SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco, leituras dramáticas de textos inéditos e contemporâneos. A coordenação é de Marici Salomão e Alessandro Toller — coordenadora e formador de Dramaturgia, respectivamente.

Daniele Veiga apresenta “Devastação ou Esperar a hora da morte”, peça que aborda a situação-limite estabelecida pela guerra e as relações do homem com o conflito. O texto abarca a vulnerabilidade e o sentimento de não pertencimento diante de um ciclo interminável de violência.

“‘Devastação…’ se utiliza da mais extrema violência perpretada pelo homem — a guerra — para tratar de sentimentos que nos consomem em situações-limite”, diz Daniele. “Neste texto, tudo é escombro. Os personagens compreendem a dimensão de sua vulnerabilidade, eles estão fora do lugar, não pertencem a país nenhum e pertencem a todos ao mesmo tempo.”

Num enredo, uma mulher que vive em uma terra árida vê uma oportunidade em tempo de crise: começa a vender meninas. Os caminhos desta personagem se cruza com as trajetórias de outras figuras, como a de um pai que perde um filho e a de uma estrangeira que, soterrada após mais um bombardeio, só aguarda pela morte.

Segundo a dramaturga, o que era para ser apenas um trabalho de curso virou um projeto avassalador, no qual ela mergulha cada vez mais. “Muita coisa me inspirou a escrever esta primeira versão, mas eu precisava me situar: os últimos acontecimentos na Síria foram meu ponto de partida”, diz. A partir das notícias, Daniele percebeu como isso a afeta e como seria possível estabelecer uma relação dos acontecimentos do país com a violência sofrida por ela em seu cotidiano.

Daniele diz que sem a SP Escola de Teatro, o texto não existiria. “Parece frase feita, mas é verdade”, afirma. “Não só o Curso Regular, mas as provocações e reflexões e a troca de experiências com formadores e colegas forneceram materiais riquíssimos e, acima de tudo, estímulos para compor a escrita.” E completa: “Em um país que pouco lê, em que quase nunca se escreve, ter um espaço em que possa me dedicar intensivamente para treinar meu pensamento dramatúrgico é um privilégio”.

Sob orientação de Cecilia Bilanski, outros aprendizes da SP Escola de Teatro participam do projeto:
Atuação: Eric Junior Barros Takhashi, José Gelson da Silva Filho, Kryslei Cipriano Goes, Manuella Alves da Silva, Rafael Oliveira Rodrigues e Tatiane Camargo Sgorlon
Direção: Luana Miguel
Dramaturgia : Cristina Santos, Vinicius da Silva Souza
Sonoplastia: Fabio Lima

SP Dramaturgias – Leitura dramática de “Devastação ou Esperar a hora da morte
SP Escola de Teatro. Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, Consolação.

1º de dezembro, terça-feira, 20h. Grátis e aberto ao público.