SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro lança nesta segunda-feira (23) o Podcast Transvisão, com Marcia Dailyn e Millena Wanzeller

Nesta segunda-feira, 23, se inicia a 11ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans, promovido pela SP Escola de Teatro, que vai até o dia 29 de janeiro. A novidade deste ano é o lançamento do Podcast Transvisão, com dois episódios semanais, sempre às segundas e quintas-feiras, consecutivamente, a partir do dia 23/01/23, no perfil da SP Escola de Teatro no Spotify.

Esse podcast é umas das ações da SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e administrada pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), referentes ao projeto SP Transvisão, com o intuito de abordar temas sensíveis à comunidade LGBTQIAP+ e celebrar a semana da visibilidade trans.

Marcia Dailyn, colaboradora trans da SP e coordenadora do projeto, é a apresentadora responsável junto com Millena Wanzeller. No primeiro episódio, elas conversaram sobre a transexualidade na velhice com a atriz de teatro e cinema, Maura Ferreira, que é super engajada no meio artístico e foi produtora das históricas noites do terror no parque PlayCenter. A convidada conta como foi toda sua trajetória de transição e como, nos dias de hoje, está sendo enfrentar o preconceito e tantas outras coisas que a velhice traz.

Confira como foi o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, com a presença ilustre dos autores

O segundo episódio recebe a convidada Jaciana Batista, mãe de duas crianças trans. O tema abordado é justamente sobre infância trans, falando sobre os cuidados e afetos que são necessários nas relações familiares e escolares quando transição acontece nessa fase da vida.

O SP Transvisão é um movimento sociocultural de legitimação e representatividade dos corpos trans, desenvolvido com profissionais especializados em cada área e promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+. O evento tem entrada gratuita e acontece com transmissões online e de forma presencial na sede da Praça Roosevelt da SP Escola de Teatro.

Gabriel Barone, estudante egresso da SP Escola de Teatro, fala sobre a importância de sua formação ao assumir coordenadoria no Theatro Municipal de São Paulo

A programação inclui shows, performances artísticas, documentário, mesas de debate, ação solidária e entrega do Prêmio Claudia Wonder para personalidades trans que se destacam em diversas áreas, entre outras atividades.

Confira os episódios, no Podcast Transvisão, no Spotify.

Episódio 1: Velhice trans, com Maura Ferreira

Episódio 2: Infância trans, com Jacinta Batista