SP Escola de Teatro

Mesa de discussão: Emilie Sugai, Lee Taylor e Joel Pizzini falam do processo de criação do espetáculo Aka

Lee Taylor, Emilie Sugai e Joel Pizzini

A SP Escola de Teatro promove nesta quinta-feira, 4, às 16h, uma live-seminário sobre o espetáculo de dança Aka, protagonizado pela performer Emilie Sugai, dirigido por Lee Taylor e filmado por Joel Pizzini. A apresentação investiga o universo estético e pictórico da artista plástica Tomie Ohtake através da dança butô.

A live será transmitida pelo Youtube da SP Escola de Teatro e também contará com a participação de J.C Serroni, coordenador de Cenografia e Figurino e Técnicas do Palco, e Telumi Hellen, formadora de Cenografia e Figurino.

Estudiosa da dança butô, Emilei é ex-integrante da Cia Tamanduá de Dança Teatro, dirigida por Takao Jusuno, considerado o introdutor da expressão artística japonesa no Brasil. O enredo de Aka, que é vermelho em japonês, é composto por quatro estações, sendo elas: esboço, pintura, gravura e escultura e propõe uma experiência sensorial, uma fusão entes artes plásticas e dança contemporânea.

O projeto para os palcos foi desenvolvido por Emilie Sugai e dirigido por Lee Taylor.

Um pouco antes da pandemia de Covid-19, ele foi contemplado pelo ProAC da Secretaria de Cultura e Econômica Criativa do Estado de São Paulo para ser produzido e cumprir temporada teatral, todavia, devido à quarentena, foi transformado em filme, sob a perspectiva do cineasta Joel Pizzini, um antigo parceiro de criação de Emilie.