SP Escola de Teatro

Programa Kairós: estudantes apresentam trabalho inspirado na obra da antropóloga Lélia Gonzalez

No segundo semestre de 2021, o Programa Kairós e a Biblioteca da SP Escola de Teatro orientaram a atividade de contrapartida da Bolsa-Oportunidade “Monitoria de Estudos do Contemporâneo”.  Neste período foi estudado o trabalho da antropóloga e professora Lélia Gonzalez, a partir do livro “Por um Feminismo Afro-Latino Americano”. A obra foi organizada por Flávia Rios e Marcia Lima e publicada em 2020 pela editora Zahar.

SP Escola estreia espetáculo digital sobre Decolonialidade de Gênero e Teatro do Oprimido

“Hoje se fala muito em pós-colonial, descolonial e decolonial, mas seria este um assunto novo? Lélia Gonzalez nos anos 80 já trazia a discussão em seus escritos sobre a necessidade de entender o Brasil e sua população a partir da experiência colonial, bem como seus reflexos atuais e as possibilidades de superação desse processo. O pensamento dela não se restringe apenas ao Brasil, a ideia de Amefricanidade busca trazer uma unidade entre os povos originários e afrodiaspóricos do nosso continente, recusando a categoria colonial de América Latina. A intersecção entre raça, classe e gênero tem centralidade em sua análise, em particular a experiência de ser mulher negra no Brasil, algo que a pensadora viveu e incorpora nas suas considerações e produção de conhecimento”, comenta João Rodrigo, analista de projetos do Kairós, que complementa:

“A intelectual e militante do MNU (Movimento Negro Unificado) nos possibilita longas reflexões com toda atenção que a complexa e vasta obra dela merece, contudo o intuito é apresentar a vocês a produção artística realizada por estudantes que cursaram a monitoria. Sem mais delongas, apreciem os materiais e leiam Lélia Gonzalez”.

Confira abaixo alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da atividade de contrapartida, que são resultado de um semestre com muito diálogo e compartilhamento:

Trabalho em vídeo de Stephanie Cristina Inacio (TP); Gabriel Alves Tunes (TP)- nome artistico “Fetiche”; Juliene da Silva (SO)

AXÉ MUNTU - Lélia Gonzales

Trabalho em vídeo de Cyb (Karen Christinne tribess zem) AT ; João Pedro da Silveira Mariano (AT); Matheus Gabriel de Paula Martins (AT)

Trabalho em vídeo de Diego Lima (DI)

Exercitando a Fala

Trabalho em vídeo de Sabre Fiorentino (CE)

Trabalho em vídeo de Paloma Pereira de Oliveira (AT)

Descritivo do projeto

Carta para afefé Iya se assenta no tempo-espaço como um ritual cênico feminino em sua condição de isolamento e distanciamento social, em meio a pandemia do COVID-19. Nosso povo preto luta contra um vírus que não escolhe cor, mas expõe o racismo do Estado. Por um lado nos afastamos voluntariamente do convívio social, por outro nos expomos a um excesso de convívio familiar, estrutural. Onde a violência doméstica cresce a cada dia. O quintal se faz refúgio para mergulho nas memórias, silêncios e dores. Paralelamente com estudo da Obra da Lélia Gonzalez. O que contar e o que não contar pós isolamento?

Concepção, Produção e Encenação: Paloma Alecrim.

Paloma Alecrim

Paloma Alecrim cursa Atuação na SP Escola de Teatro é Atriz, Performer e Produtora Cultural, nascida em Araçuaí, onde começou sua carreira se inspirando nas manifestações de cultura popular do Vale do Jequitinhonha e pesquisando a poética do sertão de Minas Gerais. Formada no Curso Técnico em Teatro pelo IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais em 2016, e também formada pelo NAC – Núcleo de Artes Cênicas em 2019 – Entre suas criações estão “Olhos d’água” (encenação e dramaturgia), premiado no FESTA – (Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí) em 2018. Atua como atriz no “Doc.malcriadas”, dirigido por Lee Taylor, que estreou em Fevereiro de 2020 – Teatro João Caetano; Atua como atriz no espetáculo “Cemitério Vertical” dirigido por Eric Lenate que estreou 24 de Agosto de 2021 (YouTube/Streaming) Atua como atriz no espetáculo “Descontrole Público” que estreia dia 20 de Agosto 2021 -buscando investigar novas formas de espetáculo para novos tempos, dirigido por Pedro Granato; Reside em São Paulo.

Programa Kairós

O Programa Kairós é o braço social da SP Escola de Teatro, que busca aproximar os estudantes de sua função de artistas/cidadãos. Entre as principais atividades do programa estão a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade, e ações de fortalecimento da relação estabelecida entre a Instituição e a sociedade.

Além de conceder um benefício financeiro, o Programa Kairós promove ações como elaboração de projetos sociais e culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para aprendizes em formação e egressos, e captação de recursos e parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.