No segundo semestre de 2020, o Programa Kairós e a Biblioteca da SP Escola de Teatro orientaram a atividade de contrapartida da Bolsa-Oportunidade “Monitoria de Estudos do Contemporâneo”.
O objetivo da proposta era discutir as obras do autor e ambientalista indígena Ailton Krenak e questões da cosmovisão indígena. Os escritos do intelectual, uma das maiores referências do movimento indígena brasileiro, serviram de inspiração para os projetos audiovisuais desenvolvidos pelos estudantes contemplados, que debateram os ensinamentos de Krenak em encontros online com a equipe técnica e pedagógica.
Confira abaixo 5 dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da atividade de contrapartida, que são resultado de um semestre com muito diálogo e compartilhamento.
Programa Kairós
O Programa Kairós é o braço social da SP Escola de Teatro, que busca aproximar os estudantes de sua função de artistas/cidadãos. Entre as principais atividades do programa estão a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade, e ações de fortalecimento da relação estabelecida entre a Instituição e a sociedade.
Além de conceder um benefício financeiro, o Programa Kairós promove ações como elaboração de projetos sociais e culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para aprendizes em formação e egressos, e captação de recursos e parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.