SP Escola de Teatro

Chico Turbiani, formador da SP, dirige peça ‘Os Fins do Sono’, uma crítica aos expedientes de trabalho sem fim

Chico Turbiani, formador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro, é o diretor do espetáculo os Fins do Sono, do Coletivo Cardume, que estreia em formato digital na sexta-feira, 19 de março. Ele será transmitido via Zoom, com ingressos gratuitos via Sympla, e acontecem às sextas-feiras, sábados e domingo, às 20h, até 9 de abril.

O texto é de Luis Felipe Labaki, livremente inspirado nas reflexões do ensaísta norte-americano Jonathan Crary no livro “24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono”. A obra sugere que o contexto social e econômico no qual vivemos- capitalismo no século XXI- nos impulsiona em direção a uma rotina de trabalho ininterrupta, na qual o expediente dura 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Atualizada para os tempos pandêmicos, a peça agora aborda esta realidade ainda mais intensa no sistema de home office, adotado devido à necessidade de distanciamento social.

Dupla de artistas egressos da SP Escola de Teatro lança livro com 100 textos escritos em 100 dias

Para o dramaturgo, o processo de revisitar o texto cinco anos após a primeira montagem tem sido muito interessante, principalmente pois a premissa se mantém e é ainda mais constante.

“ Nós, originalmente, partimos de questões apontadas no ensaio do Jonathan Crary que, de lá para cá, parecem ter se intensificado, com uma sobreposição ainda maior entre os espaços e tempos privados e profissionais. A primeira versão da peça se passava inteiramente em um escritório do qual os funcionários não conseguiam escapar, enquanto do lado de fora a população adoecia devido à privação do sono decorrente da iluminação incessante do céu. Nessa nova versão, os funcionários (bem como todos nós do grupo) estão trabalhando de casa, mas a questão de fundo permanece. As temáticas do confinamento e do adoecimento de uma população confrontada com uma mudança radical em seu modo de vida já estavam lá na primeira versão, e é aflitivo perceber que certos elementos que tratamos num plano alegórico e hiperbólico se tornaram absolutamente palpáveis ao longo desse ano de pandemia”, relata Labaki.

É de suma importância essa análise do espetáculo, pois é notável o aumento de casos de ansiedade, depressão e angústia na população brasileira e mundial. É triste perceber que a sociedade e os empregadores têm exigido cada vez mais das pessoas e perpetuam a ilusão de uma produtividade inalcançável, na qual o sono, relaxamento e o ócio são contraproducentes.

“Essa nova realidade intensifica essa invasão do mundo do trabalho na nossa vida pessoal. Perde-se o limite entre a esfera da vida pessoal e a do trabalho. Sem perceber, estamos o dia todo conectados e disponíveis para o trabalho, respondendo demandas na hora que chegam ao mesmo tempo em que fazemos atividades da esfera pessoal. Tudo fica misturado e as fronteiras se borram”, comenta Turbiani.

Em cena, além dos atores, está o artista plástico e ilustrador Roberto Zink, que ilustra ao vivo os temas e cenas retratados pela peça e interfere diretamente na encenação.

“Poder trabalhar com a nossa companhia, mesmo que virtualmente em um novo formato, exige novas disposições e outros conhecimentos para o trabalho, mas tudo fica mais simples quando podemos criar junto com os bons e velhos parceiros do palco. A construção das personagens se deu a partir da dramaturgia do Luis e de como estávamos reagindo as dinâmicas das videochamadas. Por isso, mesmo não tendo a vivência de trabalho remoto de um escritório de seguros de vida, nós nos aproximamos dessa experiência a partir da nossa relação pessoal com o trabalho remoto. Cada personagem tem uma relação diferente com o trabalho porque cada ator responde a essa nova dinâmica do seu jeito, o que acaba imprimindo uma pessoalidade interessante para essas figuras”, explica Pedro Massuela, protagonista da montagem ao lado de Juliana Valente e Marô Zamaro.

Os Fins do Sono, do Coletivo Cardume de Teatro
Espetáculo transmitido pela plataforma Zoom
Temporada: 19 de março a 09 de abril
Às sextas, aos sábados e aos domingos, às 20h