SP Escola de Teatro

Dupla de artistas egressos da SP Escola de Teatro lança livro com 100 textos escritos em 100 dias

Divulgação/ Jezz Chimera

Os artistas egressos da SP Escola de Teatro em dramaturgia, Elenice Zerneri e Wander B, acabam de lançar o livro “O amanhã foi um dia sem precedentes”, publicado pela Mocho Edições e com quarta capa escrita pela Marici Salomão, coordenadora do curso de dramaturgia da instituição. O prefácio é de Alessandro Toller, que já trabalhou como artista formador da SP.

Segundo Wander, também formado em direção pela Escola, o livro nasce de um programa performativo. Durante o início do período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, ele e Elenice lançaram um projeto de criação interdisciplinar. Ao longo de 100 dias, escreveram 100 textos, que foram interpretados em vídeos curtos no perfil criado pela dupla no Instagram.

Wander B. celebra 20 anos de carreira e encara inferno particular em peça digital

“Ver esse trabalho com Wander B. materializado em livro, andando por outros lugares além do lamaçal virtual em que nos enfiamos todos em 2020 foi fundamental (eu acho, talvez ingenuamente, mas e daí?). São linhas e linhas freneticamente escritas desde o início da pandemia, quando tudo ainda era muito novo, até pouco tempo atrás, que na verdade já parece muito — uma eternidade. E é. O livro envelheceu 100 dias com a gente. ”, comenta a dramaturga.

Os artistas tiveram a colaboração de importantes nomes do Teatro ao longo da produção dos 100 textos. Entre os convidados, estão Antônio Petrin e Georgette Fadel. O resultado deixou os autores ainda mais encantados com o projeto, desenvolvido em um “ritmo frenético”, como ressalta Wander.

“Em 2021 completo 20 anos de carreira. Uma carreira marcada por essa loucura, por isso que chamam de multidisciplinaridade ou interdisciplinaridade, mas eu chamo mesmo é de loucura: eu vou fazendo! Assim faço o meu teatro, o meu cinema, a minha música… acredito que esse projeto que fiz com Elenice tem a ver com tudo isso, nós escrevemos 100 textos em 100 dias – isso em plena pandemia! É loucura. E agora é livro. Meu primeiro livro.”, celebra o dramaturgo, que agora também é diretor.

O AMANHÃ FOI UM DIA SEM PRECEDENTES

Apresentação de Marici Salomão:

“Conheci Elenice Zerneri e Wander B. na SP Escola de Teatro, como coordenadora e formadora do curso de Dramaturgia. Como se trata de uma escola modular, entraram em diferentes momentos, respectivamente 2018 e 2017, interagindo em alguns semestres. Além das aulas em comum, foram parceiros de trabalho nos experimentos da SP Escola e lembro-me com alegria dos processos realizados. Eles próprios estavam cientes do campo de forças que criaram tanto no fazer conjunto como no desenvolvimento de suas singularidades. Wander, multiartista vigoroso, se formou em Dramaturgia e, no ano seguinte, entrava no curso de Direção. Elenice, ainda como estudante de Dramaturgia, somava ao talento da escrita os dotes como atriz. Depois de formados, e colhidos, como fomos todos, pela pandemia/quarentena, fizeram emergir um projeto criativo para as redes que, agora, se transforma em livro.

Nesses tempos sombrios, crivados de ódio, pandemia e mudanças climáticas, é bonito — mais do que isso, é um alento — quando artistas talentosos fazem das afinidades artísticas gesto de criação. Nasce, então, O amanhã foi um dia sem precedentes, um livro com cem textos curtos – entre crônicas, contos e monólogos –, criados singularmente por cada um deles (50 textos de cada autor). Textos que associam a palavra aos tempos presentes: ora melancólicos e ácidos, ora cômicos e sutis.

A centena criativa surgiu de um programa performativo realizado pela dupla durante a quarentena (maio a setembro de 2020). A série integral foi teatralizada e apresentada nas plataformas digitais, sob o título @umahistoriacontaoutra. Os próprios performaram, em sistema de revezamento (quando Wander escrevia, era Elenice quem atuava e vice-versa). Contaram também com convidados, como os excepcionais atores Antônio Petrin e Georgette Fadel.

Viver um período tenebroso e saber revertê-lo em ações criativas talvez seja uma das mais sábias lições para este presente insólito, além de cunhar um gesto nascido do campo de conhecimento. Como eles próprios dizem: uma união sonhada para um bom ator e um bom texto. A mim, que contribuí na formação desses artistas, uma união repleta de iniciativa e talento.”

A compra do livro é feita através do e-mail: oamanhafoiumdiasemprecedentes@gmail.com

Por Luiza Camargo