Festival do Teatro Brasileiro – Cena Paranaense / Etapa SP Vagas de Estágio

Sobre o FTB
O Festival do Teatro Brasileiro (FTB) é um projeto de intercâmbio interestadual, singular no país, que seleciona espetáculos de diferentes segmentos da produção cênica de um determinado Estado (criando um painel da produção contemporânea com espetáculos de rua, investigação de linguagem, infantis, musicais, comédias e clássicos) e os apresenta em outras unidades da federação.
Desde 1999 esta iniciativa contribui para o desenvolvimento da cena teatral brasileira por meio de ações variadas que atingem um universo complexo de atores sociais \ culturais. Entre as atividades realizadas pelo FTB está a programação de oficinas e apresentações com vistas à formação de platéia; a qualificação artística; e a promoção da circulação de espetáculos com intercâmbio entre artistas de diferentes estados do Brasil. A apreciação deste painel representativo possibilita a percepção e entendimento da produção contemporânea do estado em destaque.
O projeto é modelo da viabilidade da articulação entre as diferentes esferas das administrações públicas, envolvendo os governos: federal, estadual e municipal. Bem como a iniciativa privada.

A cada etapa, um ou mais estados têm a chance de conhecer o produto cultural de outro estado brasileiro. Já foram apresentadas as Cenas Baiana, Cearense, Pernambucana, Mineira e Gaúcha para 13 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Distrito Federal e Goiás. Foram realizadas 479 apresentações de 140 espetáculos selecionados, com público superior a 210 mil espectadores. Um total de 36.200 crianças e jovens da rede pública de ensino participou gratuitamente dos programas educativos promovidos; cerca de 1.700 pessoas frequentaram as oficinas e ao longo das onze edições do projeto foram gerados mais de 1.700 empregos temporários.

Nesta que é a XV edição do FTB, a Cena Paranaense será apresentada em São Paulo e Rio Grande do Sul. Oito espetáculos foram selecionados por uma curadoria especializada para a composição de um mosaico diversificado no que se refere à produção cênica do Paraná. Além dos espetáculos, a programação ainda agrega oito oficinas voltadas para os profissionais dos estados que receberão o FTB, sendo ministradas quatro em cada capital; programas educativos que levarão quatro mil alunos aos teatros, sendo 2000 em cada estado; oito encontros dos grupos locais com os artistas paranaenses, sendo quatro por estado, e oito bate-papos, quatro por estado, com a plateia após as apresentações de estreia dos espetáculos.
O intercâmbio proposto pelo FTB contribui com a formação de teia de relacionamentos para o segmento cultural e para o desenvolvimento da produção de artes cênicas nos estados envolvidos, gerando impactos sociais, culturais e econômicos.

Dados da Vaga

Título da vaga: Estágio em Produção/Realização de Festival de Teatro
Perfil dos candidatos: Os interessados devem ter conhecimento em informática, serem proativos e dinâmicos. Ter interesse e se inscrever em somente um dos 3 eixos de ação do Festival com vagas disponíveis: produção geral, logística para viagens de grupo teatrais, arte educação.
Quantidade: 3 vagas ( 1 por eixo)
Descrição da vaga: Cada estagiário terá um supervisor dentro da área escolhida e suas atividades estarão relacionadas de acordo com esta área.
Deverá estar cursando: Ensino Superior, Técnico ou Profissionalizante em Artes Cênicas, História da Arte, Ciências Sociais, Comunicação Social. Conhecimento em Informática.
Bolsa auxílio: R$400,00
Horário: Tarde e noite
Informações adicionais: Os selecionados terão reuniões e trabalho prático (em campo) no mês de Setembro.
De 02 a 09 de Setembro – segunda a sexta, 6 horas diárias.
De 10 a 27 de Setembro – Segunda a domingo, 6 horas diárias.
Cidades:
São Paulo – SP ( 3 vagas)
Habilidades: Preferencialmente que tenham alguma experiência com teatro, nas mais diversas funções, como atores, iluminadores, cenógrafos, figurinistas, produtores, professores, etc.
Softwares:
– Word (Básico)
– Excel (Básico)
– Internet (Básico)

Para Inscrição

Enviar currículo (máximo 2 laudas) e carta de interesse (1 lauda) citando qual dos 5 eixos o candidato se interessa, além do curso/área que está estudando para [email protected]

De 05 a 28 de Agosto de 2013

Equipe do Programa Kairós