Encontro com Ricardo Napoleão + Filme “As duas viagens de Jacques Lecoq”

flyer casa das caldeiras (3)Ricardo Napoleão é ator e diretor. Trabalha com criação cênica desde 1990, quando estreou Seu primeiro solo em Berlin, chamado “VENTO” – sob a direção de Raimund Hogue, dramaturgo da Companhia de Teatro Dança de Pina Bausch.

Depois de realizar dois workshops com Ariane Mnoushkine em Paris, entrou na Escola de Jacques Lecoq onde se formou em 1994. A partir daí, montou uma companhia de teatro com cinco atores de diferentes países, com os quais mantém um núcleo de pesquisa internacional – com montagens pontuais na França, Suíça e Brasil, entre outros países.

O workshop da Casa das Caldeiras terá início às 14h e término às 18h, no dia 04/05. O encontro erá baseado na pegagogia do livro “O corpo poético” de Jacques Lecoq, obra para o qual Napoleão fez o prefácio.
O evento é gratuito e faz parte do processo de pesquisa do artista na residência que atualmente faz na Casa das Caldeiras.
Serão abordados os seguintes temas:

 O ator –criador
 As comédias clássicas
 A criação de cenas
 A criação de personagens
 A máscara neutra
 A comédia Humana
 A pegagogia de Jacques Lecoq
Também será exibido o filme “As duas viagens de Jacques Lecoq”, que mostra a trajetória dos alunos na Escola Jacques Lecoq de Paris, assim como seus trabalhos como atores formados ao redor do mundo.

Para participar, enviar CV para o e-mail:

Mais informações sobre o ator no site:
www.ricardonapoleao.com.br
e página no Facebook: