Chamamento para Processo Seletivo de Intercâmbio Internacional para Cabo-Verde

ficha de inscrição para aprendizes da SP

O Programa Kairós oferece uma vaga de intercâmbio internacional para Cabo-Verde.

Trata-se de um intercâmbio para uma pesquisa na área de sonoplastia. A proposta é a de um mapeamento sonoro em Cabo-Verde.  Ou seja, trata-se de uma pesquisa que se debruçará sobre as diversas sonoridades cabo-verdianas, tais como: música, musicalidade da língua, sonoridade dos lugares, etc. O contemplado irá desenvolver em Cabo-Verde, com apoio da Associação Artística e Cultural de Mindelo (Mindelact), ações de formação na área da sonoplastia, contando com o aporte artístico e pedagógico da SP Escola de Teatro.

Quantidade de vagas: 01 (uma)

Cursos Regulares beneficiados: Todos os cursos, preferencialmente de sonoplastia. Poderão também participar do processo seletivo aprendizes egressos.

Prazo de Inscrição: 26 de maio a 15 de junho de 2014

Onde se inscrever: Programa Kairós (sede Brás, sala 17) – Inscrições online: [email protected]

Entrevistas: 17 de junho de 2014

Período de Intercâmbio: de 01 de agosto a 15 de outubro de 2014

1. I.  Condições para se inscrever:
    1. Aprendizes regulares: estar matriculado e ter cursado no mínimo um módulo;
    2. Aprendizes egressos: ter cursado os quatro módulos;
  1. II.  Documentos necessários:
  2. Carta de Intenção, na qual o candidato deixará claro o interesse pelo intercâmbio, suas expectativas de aprendizagem e aperfeiçoamento artístico;
  3. Apresentação de uma proposta de pesquisa e de oficinas (O candidato deverá esboçar uma estrutura de pesquisa sonora a ser desenvolvida no país de acolhimento, tendo em consideração os recursos disponíveis no país. Deverá também indicar, tendo em conta as suas competências na área, que ações de formação poderia desenvolver com jovens artistas cabo-verdianos e os impactos artísticos e sociais de suas proposições).
    1. III.  Critérios de seleção:
    2. Estar de acordo com o item I;
    3. Não possuir avaliações ressalvadas ao longo dos seus estudos no curso;
    4. Não ter abandonado e nem cancelado a matricula no seu Curso Regular;
    5. Contemplar o que prevê o item II;
    6. Cumprir as fases que se seguem:

1ª Fase: Inscrição no Programa de Intercâmbio – Cabo-Verde, entrega/envio da ficha de inscrição e dos documentos elencados no item II.

2ª Fase: Entrevista presencial com a Comissão de Avaliação de Intercâmbio da SP Escola de Teatro. Nesta fase, a comissão avaliará a disponibilidade do candidato, interesse pelas possibilidades culturais, artísticas e formativas previstas no intercâmbio e as condições físicas e estruturais para participar do processo. A comissão também poderá requer documentos complementares a qualquer tempo.

3ª Fase: Avaliação das fases anteriores pela Comissão de Avaliação de Intercâmbio de Cabo-Verde, de acordo com os pareceres enviados pela SP Escola de Teatro. Nesta fase, poderão ocorrer entrevistas via Skype.

4ª Fase: Publicação do candidato selecionado e do suplente. Mediante essa informação, o candidato selecionado deverá apresentar toda documentação necessária para a viagem, de acordo com as datas a serem divulgadas pelo Programa Kairós. A não apresentação dessa documentação, implicará na sua desclassificação. Neste caso, imediatamente, o suplente será convocado.

1. IV.       Benefícios e obrigações do intercâmbio

O Programa de Intercâmbio custeará as seguintes despesas:

• Alimentação;
  • Alojamento;
  • Passagem aérea (ida e volta);
  • Seguro-viagem.

Despesas tais como obtenção de passaporte e visto, deslocamentos internos ou outros gastos serão por conta do beneficiado.

Informamos que o beneficiado desta ação, terá o seu Curso Regular estendido para 5 semestres, ou seja, para obter o seu certificado deverá cursar 5 módulos na Escola. Caso o selecionado seja um egresso, o mesmo deverá retomar o vínculo com a Escola por meio da inscrição no Módulo Prata.

O beneficiado (egresso ou regular) desenvolverá um plano de contrapartida no seu retorno ao Brasil, junto aos cursos e/ou outras ações desenvolvidas pela Escola.

1. V.       Inscrições:

Os interessados deverão se inscrever nesta ação, pessoalmente ou via e-mail, entre os dias 26 de maio e 15 de junho de 2014, mediante a entrega/envio da Ficha de inscrição devidamente preenchida, com letra legível (disponível em: http://www.spescoladeteatro.org.br/blog/kairos/programa-de-intercambio-cultural-da-sp-escola-de-teatro/) e dos demais documentos elencados neste chamamento.

As inscrições efetuadas pessoalmente deverão ser realizadas exclusivamente no Programa Kairós, na sede Brás da SP Escola de Teatro, localizada na Avenida Rangel Pestana, 2.401, Brás, São Paulo, SP, CEP: 03001-000, das 9h às 18h, com exceção dos sábados, domingos e feriados. As inscrições via e-mail deverão ser efetuadas até as 24h do dia 15/06, no endereço eletrônico: [email protected].

Equipe do Programa Kairós