SP Escola de Teatro lança intercâmbio de Cinema em parceria com a Suécia

Publicado em: 26/10/2017 |

Foto: Reprodução

Um programa inovador, lançado pela SP Escola de Teatro em parceria com a Escola de Artes Dramáticas de Estocolmo, vai selecionar estudantes de cinema brasileiros para participar de um intercâmbio artístico no Brasil e na Suécia. O projeto, desenvolvido de janeiro a junho de 2018, resultará na criação de um filme coproduzido pelos dois países.

As inscrições para o intercâmbio estão abertas até 8 de novembro, no site da escola brasileira – instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O edital vai selecionar dois estudantes de cinema: um para a vaga de Direção e outro para Direção de Arte.

A Escola de Artes Dramáticas de Estocolmo, faculdade que faz parte da Universidade das Artes de Estocolmo (Uniarts), é considerada uma das melhores instituições do mundo no ensino de Teatro e Cinema. Desde 2013, a SP Escola de Teatro vem desenvolvendo projetos de intercâmbio com os departamentos de Atuação e de Teatro da Uniarts. Através da parceria entre as duas instituições, 22 professores suecos e 8 estudantes já vieram lecionar/estudar no Brasil, e 12 formadores e 8 aprendizes foram para Estocolmo.

LEIA TAMBÉM:
>> Aprendizes brasileiros e suecos comentam troca de experiências em intercâmbios
>> Sob o feminismo: aprendizes relatam montagem de ‘Lisístrata’ no Chipre

Para concorrer ao certame Cinema Brasil-Suécia, além de inglês fluente, é preciso possuir graduação em qualquer área do conhecimento e comprovar experiência em Direção ou Direção de Arte para cinema, de acordo com a especialidade em que o candidato irá se inscrever.

A processo seletivo será dividido em quatro fases. No primeiro momento, serão analisados os currículos e perfis dos inscritos. Em seguida, 20 pré-selecionados passam por uma entrevista. A terceira fase é uma prova prática de elaboração de projeto de trabalho, a partir do primeiro tratamento de roteiro que será entregue aos concorrentes. Seis candidatos chegam à última etapa de avaliação, com uma nova entrevista. O resultado final será divulgado em 14 de dezembro.

LEIA TAMBÉM:
>> SP Escola de Teatro lança edital de Intercâmbio para Portugal
>> Intercâmbio possibilita troca de experiência entre formadores do Brasil e da Suécia

O intercâmbio cultural terá duração aproximada de seis meses, sendo os três primeiros realizados em São Paulo, e eventuais outras locações no país, e os três meses seguintes em Estocolmo, considerando também as contingências da produção em relação às locações.

Os brasileiros selecionados terão pagas as passagens de ida e volta para a Suécia, além de hospedagem, alimentação e transporte urbano local.

Este intercâmbio é a primeira ação do Curso Livre de Audiovisual lançado pela SP Escola de Teatro, que será ampliado em breve como novas atividades e editais.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro

Notícias | 27/ 03/ 2024

Veja como foi a mesa “Marketing Cultural e Redes Sociais no Teatro”