Um Portal, Cinco Seções

Publicado em: 01/08/2011 |

Para comemorar o aniversário das seções Bate-Papo Online, InDica, Papo de Teatro, Ponto e TeatroCast, lançadas, há um ano, no Portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, conheça, agora, os assuntos e artistas que mais se destacaram ao longo dessa trajetória.

Toda segunda-feira, um novo artista do palco é convidado para responder uma entrevista, composta por, aproximadamente, 30 perguntas, no Papo de Teatro. A ideia é que os internautas possam conhecer um pouco sobre a história pessoal e profissional do artista convidado e, de quebra, saber a opinião de grandes artistas sobre o universo cênico, seus fatos e novidades na área.

Mateus Solano, Cristina Pereira, Bruno Perillo, Jairo Mattos, Maria Maya, Eduardo Martini, Bete Coelho, Bianca Comparato, são alguns dos exemplos de artistas do palco que integram essa coletânea de entrevistas. Confira o histórico de todas aqui.

Curiosidades, espetáculos inesquecíveis, datas importantes e memórias raras e preciosas que marcaram a história do teatro mundial são destaques na seção “Ponto”. Publicada todas as terças-feiras, essa seção foi batizada em homenagem ao profissional que, escondido na coxia, ajuda os atores a se recordarem do texto.

Você sabe quem foi a primeira atriz a se aventurar nos palcos dos teatros? O que significa desejar Merda no teatro? Qual o maior teatro do mundo? Não?! Então acesse o link e conheça essas e outras curiosidades das artes do palco.

Colocando em pauta, sempre às quartas-feiras, o movimento da cena teatral paulista, o TeatroCast é um espaço virtual criado para que os profissionais das artes divulguem seus atuais trabalhos em andamento. Dan Stulbach, Alexandre Roit, Emilio di Biasi e Renato Borghi são algumas das personalidades que já deixaram seus recados nesta seção. Veja todos os videos aqui.

Com um convidado novo a cada semana, o Bate-Papo Online, que ocorre às quintas-feiras, das 16h às 17h, neste portal, promove debates e reflexões sobre os mais variados temas relacionados às artes cênicas. A proposta é criar grande troca de experiências entre o artista e os internautas.

Durante este ano, alguns dos artistas em destaque na programação foram o ator, diretor e professor Luis Alberto de Abreu, que discutiu o tema “O Papel do Dramaturgo no Processo Colaborativo”; o fundador da Companhia Brasileira de Teatro, Marcio Abreu, que abordou sua trajetória no grupo, além das atividades propostas pela companhia; e o produtor, administrador cultural e jornalista Celso Curi, que colocou em pauta a questão da internacionalização do teatro brasileiro por meio de festivais.

Para fechar a semana, toda sexta-feira, temos o InDica, seção em que artistas sugerem espetáculos, livros, exposições, músicas e tudo aquilo que consideram imperdível. Nomes como Mário Viana, Ruy Filho, Roberto Alvim, Flávia Garrafa e Bete Dorgam já deixaram suas indicações. Acesse o histórico de todos aqui.

Essa matéria faz parte do Especial Remexendo no Baú da Escola

Texto: Jéssika Lopes