SP Escola de Teatro

Um Espaço Dedicado às Artes

Os 64 anos de existência de um dos mais importantes espaços culturais da América Latina foram comemorados ontem (2). Em outubro de 1947, um paraibano e um ítalo-brasileiro fundavam, em São Paulo, o Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido por Masp.

 

O jornalista e empresário Assis Chateaubriand e o negociador de obras de arte Pietro Maria Bardi foram os responsáveis pela criação deste espaço dedicado inteiramente às artes. Foi a partir deste momento que o universo artístico brasileiro conseguiu disputar, de igual para igual, com os países desenvolvidos.

 

Uma terceira pessoa se destacava, ainda que nos bastidores, nessa busca pela concretização de um sonho: Edmundo Monteiro. De office-boy a diretor executivo de uma das unidades mais rentáveis do Associados – grupo que reúne diversos veículos de comunicação –, Monteiro se valia de seu posto para conseguir uma boa negociação com os anunciantes dos jornais e revistas.

 

Com isso, Chateaubriand conseguia arrecadar mais fundos necessários para adquirir as obras de arte. Por essas e outras vantagens é que a sede, que, a princípio, seria construída no Rio de Janeiro, foi fundada em São Paulo. 

 

Fachada do Masp, localizado na Avenida Paulista (Foto: Divulgação)

 

Em 1951, no entanto, o espaço teve de ser demolido para a realização da 1ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Então, a arquiteta italiana Lina Bo Bardi adaptou o edifício dos Diários Associados e organizou o Masp em quatro andares. Para resolver o problema da nova instalação, mais uma vez estava presente Monteiro. Ele negociou com Adhemar de Barros, então prefeito da Cidade, um bom lugar para “abrigar” o museu. 

 

O novo prédio, que foi projetado por Lina e construído em uma das regiões mais importantes de São Paulo, a Avenida Paulista, em termos de construção civil, é o único no mundo em que o corpo principal é sustentado por quatro pilares, com um vão central livre de 74 metros. Depois de 12 anos em obra (1956-1968), a nova sede finalmente foi inaugurada, e contou com a ilustre presença da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

 

O Masp é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade incentivar, divulgar e amparar as artes de um modo geral e, em especial, as artes plásticas, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro. Por isso, mantém a Pinacoteca, Biblioteca, Fototeca, Filmoteca, Videoteca, Cursos de Artes e serviço educativo de apoio às exposições, bem como a exibição de filmes e concertos musicais.

 

Atualmente, o museu reúne mais de 3.400 obras. Desse acervo, destacam-se obras de Hyeronimus Bosch, Rembrandt, Nicolas Poussin, Van Gogh, Pierre-Auguste Renoir, Edgar Degas e de outros grandes nomes. O Masp participa do circuito internacional das artes, recebendo, regularmente, exposições temporárias da Europa e Estados Unidos e promovendo algumas turnês mundiais. Também realiza, em seus dois auditórios, apresentações de música, conferências e palestras.

 
Texto: Jéssika Lopes
Sair da versão mobile