EN | ES

Um Dia Ouvi a Lua

Publicado em: 19/07/2011 |

As raízes da cultura sertaneja são trazidas à tona na comédia dramática “Um Dia Ouvia a Lua”, espetáculo da Cia. Teatro da Cidade que está em cartaz no Teatro Coletivo Fábrica até 14/08. Além do texto inédito do dramaturgo Luís Alberto de Abreu e com direção de Eduardo Moreira, do grupo Galpão, a peça conta com a participação de William Renato Alves, aprendiz de Técnicas do Palco do Módulo Verde da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

No texto, Abreu inspirou-se em três canções gravadas pela dupla Tonico & Tinoco – “Adeus, Morena, Adeus”, “Rio Pequeno” e “Cabocla Tereza” – mas, em vez de narrá-las pelo ponto de vista masculino, o autor as coloca sob a perspectiva das mulheres que sofrem com o machismo, sendo obrigadas a aceitá-lo como parte de seu destino. 

 

Integrante da companhia desde 2009, Alves realizou o trabalho de montagem e atuou como iluminador. Além desta peça, também está envolvido em outras duas do grupo, “Maria Peregrina” e “Toda Nudez Será Castigada.” 

 

Eleito melhor espetáculo do interior de São Paulo pelo Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2010, a montagem é fruto de uma pesquisa que o grupo realiza desde 2000, acerca do teatro narrativo/lírico e da linguagem popular brasileira. As histórias são narradas ora por personagens, ora por atores, que também interpretam as músicas, criadas sob a influência de canções populares da região e ritmos tradicionais, como a Folia dos Reis. Os figurinos e adereços foram criados a partir de referências da cultura caipira do Vale do Paraíba, região que abriga a companhia joseense.

 

“Já tinha feito outros trabalhos, mas não como esse, é muito gratificante quando somos reconhecidos. Tenho mestres na companhia e até hoje é um grande aprendizado para mim”, finaliza Alves, satisfeito com o êxito da montagem.

 

Serviço

“Um Dia Ouvi a Lua”

Quando: Sexta e sábado, às 21h; Domingo, às 20h. Até14/08

Onde: Teatro Coletivo Fábrica

Rua da Consolação, 1.623

Tel.: (11) 3255-5922

Ingressos: R$ 40,00

 

 

Fotos: Tito Oliveira