“Tudo evolui exceto o coração dos homens” mostra embate entre ciência e religião

Publicado em: 11/08/2015 |

Em cartaz na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o espetáculo “Tudo evolui exceto o coração dos homens” mostra momentos importantes da vida do naturalista inglês Charles Darwin. Como uma metáfora visual, o enredo expõe suas dúvidas, prazeres, dores e libertações.

Com direção de Vânia Leite, o solo de Victor de Seixas é baseado no mimo corpóreo, técnica desenvolvida por Étienne Decroux que entende o corpo como o principal meio de expressão e como ponto de partida para a criação. Com o mimo, o ator controla sua presença no palco, fica consciente de suas ações e, assim, ganha mais clareza na execução cênica.

O polonês Tadeusz Kantor também é referência para “Tudo evolui…” por meio de seu Teatro da Morte. Pensada por ele, a fórmula consiste na criação de uma ilustração artística para os mecanismos de memória, usando uma sequência de imagens, lembranças e situações absurdas.

A peça fica em cartaz até o dia 30/8. Nos domingos 16 e 23/8, Seixas faz um bate-papo com o público sobre o processo de criação do espetáculo.

“Tudo evolui exceto o coração dos homens”

SP Escola de Teatro. Sala 8. Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600. Sáb., 21h; dom., 19h. R$ 20. Até 30/8.

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”