Território Cultural: Um encontro de Artistas

Publicado em: 13/03/2010 |

No último sábado (13), enquanto as atividades do 3º Território Cultural não começavam, os alunos inscritos no evento encheram os corredores dos dois andares da SP Escola de Teatro. Alguns, concentrados na leitura de Anton Tchekhov, outros, músicos com seus pandeiros e violões, além de muitas rodas de conversas animadas.

Pontualmente às 14h, as seis oficinas que integraram o 3º Território Cultural tiveram início com suas respectivas salas lotadas: Rodolfo Vázquez coordenou a leitura dramática da peça “As Três Irmãs” de portas abertas e, de longe, dava para ver uma peça sendo construída em plena sala de aula, com atores ansiosos e muita improvisação. No mesmo andar, Dani Biancardi discutia a concentração em Jogos de Improviso e, ao mesmo tempo, se podia as ouvir gargalhadas de seus alunos. Enquanto isso, Martin Eikmeier apresentou o trabalho musical que realiza na Companhia do Latão.

Caminhando em direção ao pátio, no térreo, em uma sala repleta de roupas penduradas e lantejoulas, Telumi Hellen orientava seus alunos no ateliê de customização de roupas, atividade, aliás, que gerou a mais surpreendente performance da Feira Cultural.

Os lugares nas exibições de filmes foram disputados, afinal, não é todo dia que se pode assistir “Viagens à Lua”, curta de Georges Méliès, com comentários de Grissel Piguillem; ou ainda sentar-se ao lado de Cláudia Vasconcellos e Christian Petermann para ver o longa “Quem Tem Medo de Virgínia Woolf”, baseado na peça homônima de Edward Albee e, em seguida, ouvir diversos pontos de vista sobre a adaptação de peças para o cinema.

Neste sábado, a SP Escola de Teatro abrigou talentosos futuros profissionais do palco e, fez jus à sua proposta inicial para o Território Cultural: unir aprendizes, a comunidade paulistana e experientes artistas formadores, num ambiente cultural e artístico animado.

A tarde terminou movimentada pela Feira Cultural, quando os participantes do evento se encontraram para apresentações de trabalhos artísticos pessoais. Houve apresentação de curta-metragem e performances no pátio da escola.
O Território Cultural é um excelente momento para conhecer colegas e as diferentes artes do palco. O próximo encontro será no sábado (20). Confira as fotos e programe-se!