EN | ES

Território Cultural para o Corpo Docente

Publicado em: 25/03/2011 |

Um colóquio sobre procedimentos do Realismo na construção da cena teatral, ministrado pela pesquisadora e diretora teatral Maria Thaís, será realizado exclusivamente para coordenadores, formadores e artistas-residentes, durante a programação do Território Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, no sábado (26/03).
 

Este encontro dá continuidade ao projeto que leva o corpo docente da Escola a uma maratona de estudos com especialistas nos temas a serem abordados durante o primeiro semestre de 2011.
Maria Thaís saiu do interior da Bahia para estudar teatro no Rio de Janeiro e lá ficou por 12 anos.

Possui Graduação em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Doutorado em Artes pela USP, sobre o encenador russo V. Meyerhold,
 

Atualmente, além de ser consultora pedagógica da SP Escola de Teatro leciona nas áreas de interpretação e direção teatral na pós-graduação e na graduação da USP. Desenvolve, ainda, o projeto de pesquisa “Encenação e Pedagogia no Teatro Contemporâneo”, com ênfase no teatro russo e do extremo oriente.
 

Designada, desde abril de 2007, diretora do Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp), dirige também a Cia. Teatro Balagan e atua, desde 1998, como diretora-pedagoga, na Moscow Theatre – School of Dramatic Art dirigida por Anatoli Vassiliev.
 

Maria Thaís realizou, ainda, pesquisas no Centro Estatal de Estudos da Arte e na Escola de Arte Dramática de Anatoli Vassiliev, ambas em Moscou, Rússia, e coordenou e implantou o projeto Escola Livre de Teatro, da Prefeitura Municipal de Santo André.