Território Cultural, momento de integração

Publicado em: 16/04/2010 |

“Em uma escola onde artista forma artista, este Território Cultural, é um dos mais importantes, pois marca a parte central de um processo de oito semanas que fomentou experimento e prática. É um momento excelente para diálogo e convivência”, afirma José Simões, Diretor Pedagógico Interino da SP Escola de Teatro.
 É neste contexto que no sábado, dia 17 de abril, a SP Escola de Teatro promove o Território Cultural, espaço de experimentar o fazer artístico com teatro, cinema, palestra e exposições.
 Entre as 14h e 17h, as atividades coordenadas por formadores da Escola serão simultâneas. Viviane Ramos faz produção de adereços de cabeça com a turma de Técnica de Palco; Dani Biancardi comanda uma oficina de Improvisação de Jogos Dramáticos; os aprendizes de Atuação ensaiam sob a supervisão de Ivan Delmanto e haverá palestra sobre as linguagens do teatro, dança e artes plásticas com Fábio Mazzoni, diretor de teatro e dança.
 Ainda, durante o evento, Rodolfo Vázquez coordena a leitura dramática de peças de Arthur Miller e Bernard Shaw; Grissel Piguillem e Christian Petermann, apresentam, respectivamente, os filmes “O Gabinete do Dr. Caligari” de Robert Wiene, 1919, e “Muito Barulho Por Nada” de Kenneth Branagh.
 A Feira Cultural, momento reservado para que os alunos dos oito cursos troquem conhecimentos, também promete ser animada. Há uma semana, os aprendizes de Técnicas de Palco, se preparam para apresentar o resultado dos trabalhos realizados durante oito semanas de aula com a ajuda das formadoras Viviane Ramos e Paula de Paoli.
 Já os alunos de Dramaturgia vão fazer um minilaboratório de criação, intitulado Varal Dramático, e o pessoal de Atuação fará um ensaio geral seguido de debate sobre o processo de criação do espetáculo “O Bloco do Eu Sozinho”, trilha cênica composta pelo Grupo Atocontínuo.
Texto: Renata Forato
 | Foto: Lucas Arantes