Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

Teatro do incêndio faz dura crítica à crise política brasileira em ‘Todos os Homens Notáveis’

Publicado em: 12/07/2016

 
Cena de “Todos os Homens Notáveis”. Foto: Giulia Martins.
 
Em resposta à turbulenta vida política nacional, a Cia. Teatro do Incêndio estreia a farsa musical “Todos os Homens Notáveis”, com texto e direção de Marcelo Marcus Fonseca, no dia 16 de julho. 
 
Com uma trama alegórica, a montagem revela cenas da vida íntima e os diálogos entre políticos e representantes da mídia interessados no poder. Dono de uma emissora de televisão, Felicifáia Reis quer eleger Olavo Constantino, que é evangélico e possui um jornal, governador de São Paulo. 
 
Para isso, os aliados políticos contam com a ajuda de um inescrupuloso publicitário nazista e de um diretor de teatro norte-americano, que acredita saber como funciona o Brasil. O vice dessa campanha está sempre disposto a servir.
 
Temas como a homofobia, o racismo e o ódio por nordestinos são motivos de deboche entre os personagens. Os políticos retratados manipulam o povo com um argumento religioso, fazem orgias, tomam muito uísque e criam alianças com empresários que transam com patos. 
 
A ideia da peça é esculhambar aquilo que a trupe e boa parte do movimento teatral chamam de golpe, a interrupção antidemocrática do governo da presidente Dilma Rousseff, e a nova forma de fascismo cada vez mais presente em nossa sociedade.
 
O texto, escrito em 2002, sofreu uma pequena adaptação ao contexto da crise política atual. A trupe pesquisa linguagens da dança, expressionismo, realismo e surrealismo.
 
O elenco é formado por Gabriela Morato, Francisco Silva, Sergio Ricardo, Elena Vago, Victor Dallmann, Marcelo Marcus Fonseca, Valcrez Siqueira, Fabrizio Casanova e Bisdré Santos, que também assina a direção musical.  


Serviço
“Todos os Homens Notáveis”, do Teatro do Incêndio
Sede do Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 53, Bixiga. (11) 2609-3730
Estreia 16/7. Sáb., 21h, e Dom., 20h. Até 14/8.
Pague Quanto Puder. 75 min. 16 anos
 
 

 




Relacionadas:

Notícias | 09/ 08/ 2022

Espetáculo Eu, Atlântica, do Oju Oju Coletivo, estreia na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, na próxima sexta (12)

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 08/ 2022

Priscila Chagas, artista egressa de técnicas de palco da SP, escreve resenha crítica de livros autobiográficos do cenotécnico Jorge Ferreira

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 08/ 2022

Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Antikatártika Teatral (AKK)

SAIBA MAIS