EN | ES

Teatro do Incêndio ’empresta’ sua sede para duas trupes em 2017

Publicado em: 07/12/2016 |

Cena do espetáculo “Pano de Boca”, da Cia. Teatro do Incêndio. Foto: Don Fernando


Quem disse que é fácil fazer teatro? Muitas trupes passam anos sem ser contempladas com nenhum edital para fomentar seus trabalhos. Pensando nisso, a Cia. Teatro do Incêndio decidiu emprestar sua sede para dois coletivos teatrais durante quatro meses em 2017 na residência artística “Aurora é Coletiva”. A iniciativa faz parte do projeto “A Gente Submersa”, que foi contemplado pela 29ª edição da Lei do Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

 
A ideia é que os artistas convidados possam usar uma das salas da sede do grupo anfitrião para desenvolver sua pesquisa e ensaiar sem pagar nada. Além disso, cada coletivo contemplado receberá um apoio financeiro de R$16 mil.
 
As companhias interessadas em participar do projeto devem se inscrever gratuitamente pelo portal SP Cultura, entre os dias 15 de dezembro e 10 de janeiro. É imprescindível ler o edital completo. Os artistas precisam estar há mais de seis meses sem ser contemplados com nenhum prêmio.
 
Os selecionados serão informados até 27 de janeiro, quando participarão de uma reunião com os integrantes do Teatro do Incêndio para formalizar a parceria. A residência artística deve ocorrer de 1º de fevereiro a 2 de junho.
 
Ao final desse período, os coletivos participam de uma semana de experimentações cênicas com o núcleo artístico do Teatro do Incêndio, dentro do projeto “Poesia Cênica Conjugada”. As atividades são abertas ao público e gratuitas.
 
Segundo o diretor Marcelo Marcus Fonseca, fundador do grupo anfitrião, o projeto “A Gente Submersa” é necessário porque existem muitos mais coletivos com pesquisas em desenvolvimento contínuo do que editais públicos de financiamento ao teatro.



Relacionadas:

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 04/ 2024

Clã do Jabuti apresenta “Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá”

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 04/ 2024

Peça “Todo Chapéu Me Lembra Você”, com Carmo Dalla Vecchia e Theo Nogueira, estreia em 17/5

SAIBA MAIS