Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

Teatro do Incêndio ’empresta’ sua sede para duas trupes em 2017

Publicado em: 07/12/2016

Cena do espetáculo “Pano de Boca”, da Cia. Teatro do Incêndio. Foto: Don Fernando


Quem disse que é fácil fazer teatro? Muitas trupes passam anos sem ser contempladas com nenhum edital para fomentar seus trabalhos. Pensando nisso, a Cia. Teatro do Incêndio decidiu emprestar sua sede para dois coletivos teatrais durante quatro meses em 2017 na residência artística “Aurora é Coletiva”. A iniciativa faz parte do projeto “A Gente Submersa”, que foi contemplado pela 29ª edição da Lei do Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

 
A ideia é que os artistas convidados possam usar uma das salas da sede do grupo anfitrião para desenvolver sua pesquisa e ensaiar sem pagar nada. Além disso, cada coletivo contemplado receberá um apoio financeiro de R$16 mil.
 
As companhias interessadas em participar do projeto devem se inscrever gratuitamente pelo portal SP Cultura, entre os dias 15 de dezembro e 10 de janeiro. É imprescindível ler o edital completo. Os artistas precisam estar há mais de seis meses sem ser contemplados com nenhum prêmio.
 
Os selecionados serão informados até 27 de janeiro, quando participarão de uma reunião com os integrantes do Teatro do Incêndio para formalizar a parceria. A residência artística deve ocorrer de 1º de fevereiro a 2 de junho.
 
Ao final desse período, os coletivos participam de uma semana de experimentações cênicas com o núcleo artístico do Teatro do Incêndio, dentro do projeto “Poesia Cênica Conjugada”. As atividades são abertas ao público e gratuitas.
 
Segundo o diretor Marcelo Marcus Fonseca, fundador do grupo anfitrião, o projeto “A Gente Submersa” é necessário porque existem muitos mais coletivos com pesquisas em desenvolvimento contínuo do que editais públicos de financiamento ao teatro.



Relacionadas:

Notícias | 10/ 08/ 2022

Processo Seletivo 2/2022: Confira os aprovados na 2ª chamada para turmas do 2º semestre de 2022

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 08/ 2022

Espetáculo Eu, Atlântica, do Oju Oju Coletivo, estreia na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, na próxima sexta (12)

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 08/ 2022

Priscila Chagas, artista egressa de técnicas de palco da SP, escreve resenha crítica de livros autobiográficos do cenotécnico Jorge Ferreira

SAIBA MAIS