Teatro de Sombras e Tecnologia para Sonoplastas: Novos Cursos de Extensão

Publicado em: 10/05/2013 |

Alunos em ação no curso “Teatro de Sombras” (Fotos: SP Escola de Teatro/Arquivo)

E o Departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco não para (ainda bem!). Nesta semana, enquanto alguns cursos chegavam ao fim, outros iniciavam sua jornada na Sede Roosevelt da Escola.

Dentre os que começaram, estão Vídeo: Linguagem Múltipla, com a profissional multimídia Anna Turra, e Literaturas Contemporâneas e Fusão de Linguagens, com o escritor João Silvério Trevisan.

Além desses dois, na segunda-feira (6), foi dada a largada para o curso “Teatro de Sombras”, cujo objetivo é levar aos interessados as informações e pesquisas sobre o teatro de sombras e observações teóricas e práticas desse gênero no cenário cultural mais recente. A orientação está a cargo do ator, diretor, iluminador e pesquisador em teatro de animação Zhé Gomes.

Já na terça-feira (7), sob supervisão de Raul Teixeira, coordenador do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro, e orientação de Tiago de Mello, aconteceu a primeira aula de “Tecnologia para Sonoplastas: Práticas em Mesa de Som Digital e Programas de Edição e Sonorização”. E a sala do 6º andar estava abarrotada de alunos. Para se ter uma ideia de como o curso estava concorrido, a relação candidato/vaga atingiu mais de 3,5. “Aqui, vamos aprender sobre alguns programas e noções básicas para operar uma mesa digital”, disse Raul Teixeira, em sua apresentação para a turma. “Peço para que façam um esforço conjunto. Assim, o trabalho vai fluir legal. Prometo passar toda minha experiência a vocês”, disse Tiago Mello, na sequência.

Para tanto, cada aluno recebeu uma apostila, intitulada “Princípios e Aplicações da Tecnologia na Música de Cena”, elaborada por Tiago. Dentre os alunos mais empolgados, estavam muitos músicos, como o baixista Rafael Batata, que desde o ano passado trabalha com som e cursa Sonoplastia na Escola. “Quero aproveitar cada momento das aulas. Acho que vai ser muito enriquecedor”, aposta.

Texto: Majô Levenstein

Uncategorised | 16/ 04/ 2024