Teatro de Arena será ocupado pelo Núcleo Bartolomeu

Publicado em: 16/04/2015

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, despejado de sua sede na Pompeia no ano passado, ganhou o edital de ocupação do Teatro de Arena, espaço onde o coletivo começou suas atividades, em 2000. A ocupação, inicialmente pensada para ocorrer de abril a novembro, deve começar na segunda quinzena de março e permanecer até a metade de janeiro de 2016.
 
Entitulado “Arena Urbana Bartolomeu – De Onde Viemo, para Onde Voltamos”, o projeto visa apresentar quatro montagens adultas e receber outras seis executadas por convidados, como a Cia. São Jorge de Variedades e o ator e diretor Vinícius Piedade. A ação da trupe começa com “Arena Canta Chico de Assis”, em homenagem ao dramaturgo paulistano. Espetáculos infantis, juvenis e de dança também estão previstos. Além disso, está marcado para a última quarta-feira de cada mês aulas públicas sobre a obra e relação com a cena de artistas a serem convidados. Espera-se nomes como Mia Couto, Paulo Arantes e Alexandre Mate.
 
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (Foto: Divulgação)
 
Depois de meses de debates com a incorporadora que os despejou, a companhia espalhou seus pertences em teatros e sedes de outros grupos pela cidade e começaram uma batalha pública em nome de todos os coletivos que veem ameaçados seus teatros de rua. Uma delas é o Projeto de Lei que tramita para dar caráter estadual ao registro de patrimônio imaterial cedido pelo município a 22 grupos teatrais de São Paulo. Outra é um possível processo por parte do Ministério Público contra a incorporadora.
 
Claudia Schapira, umas das fundadoras do grupo, vê o retorno como estratégico. A ideia, segundo Claudia, é fazer um projeto que ganhasse o edital para que não parecesse que o grupo só ganhou a ocupação do espaço por ter sido despejado de sua sede. Ainda assim, uma das companhias concorrentes contestou parte da programação sugerida pelo Núcleo Bartolomeu, mas teve seu recurso indeferido. Todos os integrantes do grupo – Eugenio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D’Alva –, inclusive Claudia Schapira, já participaram de atividades na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, incluindo Mesas de Conversa, ministração de aulas e eventos.
 
O Núcleo Bartolomeu ainda aguarda a liberação de uma verba para publicar o resultado no Diário Oficial.