Tânia Brandão Participa de Bate-Papo Online

Publicado em: 23/03/2011 |

O teatro brasileiro contemporâneo e seus mistérios são o tema do próximo Bate – Papo Online com a pesquisadora, crítica, ensaísta e professora Tânia Brandão. A conversa virtual está marcada para  quinta-feira (24/03), às 16h, no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Graduada em História e com licenciatura plena pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (IFCS/UFRJ), Tânia concluiu, na mesma instituição, especialização em Estética, no ano de 1982, e doutorado em História Social, em 1998.

Atualmente, Tânia integra o corpo docente do Departamento de Teoria Teatral da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), onde desenvolve o projeto de pesquisa “Teatro Brasileiro e a Invenção do Moderno”, que realiza, entre outros, estudos sobre o Teatro Maria Della Costa (TMDC), a atriz Itália Fausta, o Teatro de Revista e o Teatro Moderno no Rio de Janeiro. Leciona, ainda, Teoria e História Teatral, na Escola Martins Pena, no Rio de Janeiro.

Entre suas publicações, organizou a “Bibliografia do Teatro Brasileiro no Século XX”, publicada nos cadernos de pesquisa da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), e um estudo sobre o teatro português no Brasil, para a revista do Real Gabinete Português de Leitura.

Em 1977 e 1979, recebeu a premiação do concurso de monografias da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com trabalhos sobre Martins Pena e o Teatro Oficina.

Na década de 80, exerceu a função de crítica teatral nas revistas IstoÉ e Fatos e nos jornais Última Hora e O Globo. Em 2001, volta a assinar uma coluna de teatro, no Jornal do Comércio e, no mesmo ano, publicou o artigo “O Teatro Brasileiro do Século XX – As Oscilações Vertiginosas”, na revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). E, em 2002, publicou “A Máquina de Repetir e a Fábrica de Estrelas: Teatro dos Sete”, uma pesquisa sobre o histórico da companhia.

Participar da conversa virtual é fácil. Basta acessar o link www.spescoladeteatro.org.br/chat na data e horários estipulados.

Serviço:
Bate-Papo Online com Tânia Brandão