SP Escola de Teatro retorna à sua primeira sede no Brás

Publicado em: 15/02/2017 |

Fachada da Sede Brás da SP Escola de Teatro. foto: Bruno Galvincio

Depois de dois anos em reforma, o prédio histórico que abrigou a primeira sede da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco (localizado na Avenida Rangel Pestana, 2.401, Brás) volta a ser a principal casa da Instituição. As atividades no local começam na próxima terça-feira (21).

A Escola despede-se, ainda nesta semana, do edifício ocupado desde 2014 na rua Marquês de Itu, na Vila Buarque. O edifício reformado no Brás oferece aos aprendizes e colaboradores mais espaço para o desenvolvimento de suas atividades. Com um grande pátio, os estudantes dos oito Cursos Regulares podem ter uma outra experiência de criação, muito mais fluida, facilitando o trabalho do teatro de grupo.

O prédio da instituição na Praça Roosevelt continua em funcionamento. Todo o departamento administrativo, o Programa Kairós, os Cursos de Extensão, a Biblioteca, o Ateliê e a Comunicação migrarão para o Brás. Já os Cursos Regulares, a Pedagogia e a Produção devem funcionar nas duas sedes.

Sede Brás da SP Escola de Teatro – foto: Bruno Galvincio

Antes de receber a SP Escola de Teatro, o prédio no Brás era ocupado pela E. E. Padre Anchieta, instalada no local em 1913. O nome do colégio homenageia o padre José de Anchieta (1533-1597), o primeiro missionário a vir ao Brasil. Atualmente, a escola funciona no mesmo terreno, com entrada pela rua Visconde de Abaeté.

O edifício foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico em 2002. O espaço também abrigou a segunda Escola Normal de São Paulo, que tinha o nome de Seção Feminina do Grupo Escolar do Braz e foi criada por um decreto em 8 de agosto de 1898.

Sede Brás da SP Escola de Teatro – foto: Bruno Galvincio

A nova sede da SP Escola de Teatro localiza-se entre as estações Brás e Bresser-Mooca, na Linha Vermelha do Metrô. Também é possível chegar ao local, partindo da Praça Roosevelt, com os ônibus 702C-10 Metrô Belém ou 701A-10 Parque Edu Chaves.

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi o curso de extensão “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”