SP Escola de Teatro realiza seminário internacional sobre processos criativos

Publicado em: 10/06/2020 |

O setor de projetos internacionais da SP Escola de Teatro dá início neste mês a uma série de cursos e seminários internacionais online, com participação de artistas e professores estrangeiros de algumas das principais instituições de ensino no mundo.

A primeira convidada para a abertura das atividades é a professora doutora Luisa Pinto, da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), com o seminário “Do corpo para a tela – Da tela para o palco”, proposta de cruzamento disciplinar entre o teatro e as artes plásticas, tendo o vídeo como elemento performativo, por meio de narrativas distintas que se cruzam em processos criativos na contemporaneidade.

>> Para se inscrever, clique aqui.

O seminário, que acontecerá no dia 26 de junho através da plataforma Zoom, transpõe as fronteiras entre o teatro, o cinema e o vídeo, constituindo um fazer teatral de pesquisa e experimentação de criação cênica multidisciplinar.

Luisa é doutora em estudos artísticos, teatrais e performativos pela Universidade de Coimbra e já dirigiu mais de 30 espetáculos, entre eles: “Missa do Galo”, “Sicrano de Bergerac”, “Onde o Frio Se Demora” e “Gota D’água”, encenados em diversos países. É diretora artística da Companhia de Teatro Narrativensaio-AC, em Portugal, e professora da Escola Superior Artística do Porto.

Entre os convidados para os próximos encontros estarão nomes como Eliot Shrimpton, da Guildhall School of Music and Drama; Saana Lavaste, da Universidade das Artes de Helsinque (TeaK); Sanna Ryynänen, da Universidade do Leste da Finlândia; Peter Ender e Christopher Kriese, da Universidade das Artes de Zurique (ZHdK); Ulrika Malmgren e Matthew Allen, da Universidade das Artes de Estocolmo (SKH); João Branco, diretor português radicado em Cabo Verde; Rui Germano, diretor português, entre outros.

As inscrições ficam abertas até 21 de junho e devem ser feitas através desse link.

Universidade de Coimbra, em Portugal. Foto: Divulgação

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#culturaemcasa #teatroemcasa

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

Notícias | 23/ 04/ 2024