EN | ES

SP Escola de Teatro realiza 8ª edição da semana da visibilidade de travestis e transexuais

Publicado em: 21/01/2020 |

A SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, realiza entre os dias 27 e 31 de janeiro a oitava edição do SP Transvisão, evento que marca a semana da visibilidade de travestis, mulheres transexuais e homens trans. A programação, gratuita, inclui apresentações artísticas, debates, exibição de filme, palestras e ações sociais.

Neste ano, o SP Transvisão tem como tema “Existir e ‘reexistir’: A arte como potência e resistência”, com discussões sobre políticas de igualdade, saúde pública e cultura. Militantes e ativistas do movimento LGBT, advogados, autoridades e artistas participam do evento.

A abertura do evento acontece às 15h, na Casa Florescer, no Bom Retiro, com a Conversaria sem Tabu, roda de diálogo sobre transexualidade. No mesmo dia também estão programadas uma mesa sobre saúde pública da população trans, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, e apresentação do projeto Trans-Critos, com a leitura de relatos de vida escritos por travestis e pessoas transexuais.

Entre os destaques da programação deste ano está o espetáculo “Divinas Divas”, com as atrizes Heloína dos Leopardos, Jane Di Castro, Divina Valéria, Divina Núbia e Márcia Dailyn, que se apresentam no Theatro Municipal, dia 29 de janeiro.

No encerramento da semana, dia 31, tem a entrega do Prêmio Claudia Wonder, na SP Escola de Teatro, a Paty Delli (Terça Trans), Zilda Vermont (Mães pela Diversidade), Os Satyros (Ivam Cabral e Rodolfo Vázquez), Caleb Nathaniel da Silva (Núcleos de Transmasculinidades da Rede Família Stronger; Projeto Nossas Vidas Importam) e Valeriah Rodriguez (Instituto Nice), além de homenagens ao diretor José Celso Martinez Corrêa e à atriz Divina Valéria.

RECONHECIMENTO

A Adaap recebeu em novembro do ano passado o “Selo da Diversidade 2020”, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na categoria LGBTI, em reconhecimento ao projeto “Programa de Empregabilidade de Trans e Travestis” e ao evento anual “SP Transvisão: Semana de Visibilidade Trans”​, ambos desenvolvidos pela Associação.

ORGANIZAÇÃO

O SP Transvisão é realizado pela parceria entre a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), SP Escola de Teatro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Defensoria Pública, Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, Centro de Referência e Defesa da Diversidade, Mães pela Diversidade, Família Stronger, Núcleo de Transmaculinidades, Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial, Associação da Parada e Orgulho GLBT de São Paulo, Casa Florescer – Centro de Acolhida Especial para Mulheres Trans e Travestis, ACESD, ABGLT, Translúdica Loja Colaborativa, Castro Burguer, Ssex Bbox, Todes, Amahle Cosméticos, SUS, DST/AIDS Programa Municipal de São Paulo, CRT programa Estadual, Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA, 27/1

15h
Conversaria sem Tabu
Local: Casa Florescer (rua Capricho, 872, Vila Nivi/Tucuruvi)
Roda de diálogo sobre transexualidade

19h30
Mesa: Saúde pública da população trans
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Participantes: Prof. Dr. Saulo Ciasca (psiquiatra, Hospital das Clínicas), Ivone Amancio Vieira (advogada, Comissão da Diversidade OAB-SP) e Duda Silva (psicóloga)
Mediação: Rachel Macedo Rocha (advogada)

21h
Projeto Trans-Critos
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Leitura de relatos de vida escritos por travestis e pessoas transexuais.

TERÇA-FEIRA, 28/1

19h
Mesa: Políticas para diversidade e representatividade trans
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Participante: Erika Hilton (co-deputada estadual de SP, Psol) e Marcelo Galego (coordenador estadual de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania).
Mediação: Dinovan Oliveira (advogado, SP Escola de Teatro e Fórum Brasileiro de Direitos Culturais).

21h
Mesa: Mercado de trabalho para população trans
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Participantes: Bruno Crepaldi (Itaú Unibanco), Kaleb Machado (Carrefour Brasil) e Melissa Cassimiro (Accenture Operations).
Mediação: Fernanda Kawani Custódio (Translúdica)

QUARTA-FEIRA, 29/1

9h às 16h
Ação de Cidadania Trans
Local: Largo do Arouche
Testagem HIV, ofertas de vagas de emprego, emissão de documentos e palestras sobre cidadania, empregabilidade e empoderamento.

16h às 18h
Afeto, Jantar e Música
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Ação para população em situação de vulnerabilidade na SP Escola de Teatro. Banho, às 16h, seguido de um jantar dançante, às 18h.

20h
Espetáculo: “Divinas Divas”
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Show das atrizes Heloína dos Leopardos, Jane Di Castro, Divina Valéria, Divina Núbia e Márcia Dailyn. Direção de Robson Catalunha.
Entrada gratuita, com distribuição de ingressos duas horas antes.

QUINTA-FEIRA, 30/1

13h às 20h
Feira de empreendedorismo trans
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Ação organizada pela loja Translúdica, com mostra de trabalho, arte e negócios trans.

15h
Conversando sobre T da questão
Local: Casa Florescer (rua Prates, 1101, Bom Retiro)
Roda de conversa sobre direito, saúde, educação e mercado de trabalho, com participação de técnicos da Rede Acolhimento.

19h30
Mesa: Acessibilidade e arte – Novos percursos e trajetórias na visibilidade trans
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Participantes: Vicente Perrota (estilista), Luh Mazza (dramaturga) e Glamour Garcia (atriz)
Mediação: Daniel Veiga (dramaturgo, SP Escola de Teatro)

21h
Projeto Trans-Critos
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Leitura de relatos de vida escritos por travestis e pessoas transexuais.

SEXTA-FEIRA, 31/1

13h às 20h
Feira de empreendedorismo trans
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Organizado pela Translúdica – ação com mostra de trabalho, arte e negócios trans.

18h
Debate: As pluralidades existentes nas identidades trans
Local: Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos (Av. Dom Pedro II, 234, Centro)
Participantes: Anna Gabriela (ativista, Rede Família Stronger), Luiz Fernando Prado Uchoa (jornalista, Núcleo de Transmasculinidades – Rede Família Stronger) e Sasha Denillo Pereira (Movimento LGBTQIA+ de Ferraz de Vasconcelos).
Mediação: Elvis Justino Souza (Rede Família Stronger, Parada LGBT de Cidade Tiradentes e Parada LGBT do Itaim Paulista e de Carapicuíba).

19h30
Prêmio Claudia Wonder
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Premiação: Paty Delli (Terça Trans), Zilda Vermont (Mães pela Diversidade), Os Satyros (Ivam Cabral e Rodolfo Vázquez), Caleb Nathaniel da Silva (Núcleos de Transmasculinidades da Rede Família Stronger; Projeto Nossas Vidas Importam) e Valeriah Rodriguez (Instituto Nice)
Homenagem: Divina Valéria

20h
Show
Local: SP Escola de Teatro (Roosevelt)
Performers: Izzy Chavarry, Ingrid Soares, Penélope Joly, Flavia Carvalhaes, Aghata, Daphne, Shane Montello, Paula.
Apresentação: Millena Wanzeller e Bruna Vallin




Relacionadas:

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi o curso de extensão “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”

SAIBA MAIS

Notícias | 16/ 04/ 2024

Cursos de extensão de Cinema Queer e Dança são abertos na Unidade Roosevelt

SAIBA MAIS