SP Escola de Teatro promove palestra e mesas de discussão sobre performance

Publicado em: 02/04/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove, ao longo deste semestre, os “Encontros sobre performance”, que oferecerão ao público uma palestra com a artista cubana Coco Fusco, uma performance e três mesas de discussão com diversos profissionais brasileiros de relevância na área.

Gratuita e aberta ao público, toda a programação do evento acontecerá na Sede Roosevelt da Instituição, sempre das 19h30 às 21h30. A abertura será realizada no dia 9 de abril, com uma palestra ministrada por Coco Fusco. A artista está no Brasil como convidada pelo Programa FAAP/ Fulbright Distinguished Chair in Visual Arts.

As mesas de discussão, por sua vez, têm curadoria de Beth Lopes. A primeira, no dia 16 de abril, será precedida por uma performance de Gustavo Sol. O tema “O contexto da performance hoje” será debatido por Lucio Agra, Stela Fischer e Gustavo Sol, com mediação de Beth Lopes.

No dia 14 de maio, a segunda mesa, com mediação de Juliana Moraes, reunirá Matteo Bonfitto, Ana Goldenstein e Cassiano Quilici em torno do tema “Desafios para um artista da performance”. Neste encontro, também haverá o lançamento do livro “Entre o ator e o performer – Alteridades – Presenças – Ambivalências”, de Matteo Bonfitto (Ed. Perspectiva).

Encerrando as discussões, no dia 4 de junho, Marcus Bastos, Mário Ramiro e Otávio Donasci tratam sobre “Performance, imagem e novas tecnologias”. A mediação será de Rodolfo García Vázquez.

A proposta dos Encontros é promover diálogos entre artistas e estudiosos brasileiros, residentes em São Paulo e dedicados à prática da performance em seu amplo sentido. Com estas discussões, que serão reunidas por gatilhos temáticos, pretende-se expandir o debate sobre as possibilidades artísticas e investigativas neste campo de linguagens híbridas, em que não se impõe limite para o exercício da arte. “Queremos criar um espaço de reflexão sobre a pluralidade das experiências performativas que exploram um modo de pensar, ver e fazer que emerge da cultura de nossa época”, explica Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição.

Abertura: “Encontros sobre performance”

Quando: 9 e 16 de abril, 14 de maio e 4 de junho, das 19h30 às 21h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro