SP Escola de Teatro promove curso de relações com a mídia

Publicado em: 15/10/2013 |

Boas práticas na relação entre a classe artística e a mídia e os métodos eficazes para se aprimorar com interlocutor com veículos de comunicação são tema do curso de media training “Como ser um bom interlocutor ou como ser útil para quem o lê ou assiste”, promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O ciclo de palestras, com encontros na Sede Roosevelt da Escola, acontece nos dias 21 de outubro e 4 e 11 de novembro, das 19h30 às 22h, com entrada gratuita e aberta ao público. Não há necessidade de fazer inscrição.

“O que é relacionamento com a mídia e como ser um bom interlocutor” é o tema que norteia a palestra de abertura do curso, no dia 21, com o jornalista e psicanalista Sérgio Ignacio. A dinâmica estabelecida entre fontes e imprensa, a prática e elaboração do discurso e abordagem em diferentes situações frente aos veículos, além de análises de performances de porta-vozes e entrevistados em diversos formatos (vídeos, reportagens impressas e eletrônicas) são alguns dos pontos centrais da palestra. “O conhecimento de suas próprias habilidades e deficiências são cruciais para se aprimorar como fonte de informação”, afirma Ignacio, também roteirista de TV e diretor de teatro.

“Jornalismo cultural” é a pauta do segundo encontro, no dia 4, com a jornalista Flávia Guerra, repórter de cultura do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo.  As áreas de atuação do jornalismo cultural e os processos de produção da notícia, da pauta à apuração e crítica de um produto cultural, além do relacionamento entre assessorias de imprensa e veículos estão entre os tópicos a serem abordados. Ferramentas de divulgação como press releases e mailings também compõem o módulo do curso. “Entender o modo como se produz o noticiário cultural e como se dá a interação entre jornalistas, assessores e a cena cultural produz uma consciência que aperfeiçoa a postura de cada artista, produtor ou criador”, diz Flávia.

“Como se tornar célebre no bom e no mau sentido” é o tema do terceiro e último encontro, no dia 11, com o jornalista João Luiz Vieira, jornalista com passagem por diversos veículos de comportamento e variedades e expertise como subeditor das principais colunas sociais do Brasil, nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. A análise de cases e personagens da editoria de social e variedades é o ponto de partida para a reflexão sobre a construção de uma imagem pública positiva e coerente com o que se busca comunicar. A relação com assessores de estilo e marketing, além da dinâmica própria de colunas e veículos voltados para a cobertura social são alguns dos assuntos que encerram o ciclo. “Saber como e onde se expor e as consequências de uma exposição mal direcionada pode significar a diferença fundamental entre sucesso e fracasso no relacionamento com a mídia”, aponta Vieira.

Sobre os palestrantes

Sérgio Ignacio

Jornalista, psicanalista, sócio fundador da XComunicação e Membro da Sociedade Paulista de Psicanálise. É autor dos roteiros para TV “India, uma viagem espiritual” e “Corpo em movimento”. Estreou no teatro como diretor, com o espetáculo “Carretel” e, neste ano, apresentou “Grão” no Teatro GEO.

Flávia Guerra

Jornalista de cultura do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo. Formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tem mais de 10 anos de experiência na cobertura de cinema, moda e música, além de atuar como pesquisadora e realizadora de documentários e filmes de ficção.

João Luiz Vieira

Já atuou como editor de revistas mensais de comportamento e lifestyle e nas editorias de cultura e social de semanais com Época e Quem. Foi subeditor das colunas sociais dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, além dos portais Terra e IG. Atualmente desenvolve argumentos, sinopses e roteiros, além de dirigir o site paupraqualquerobra.com.br.

Serviço

Curso: Media Training “Como ser um bom interlocutor ou como ser útil para quem o lê ou assiste”

Quando: 21 de outubro e 4 e 11 de novembro, das 19h30 às 22h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt