SP Escola de Teatro exibe documentários em evento aberto ao público

Publicado em: 29/04/2015 |

Em ação integrada ao curso de Extensão Cultural “Introdução ao Teatro e Comunidade”, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco abre suas portas ao público em geral para a exibição dos documentários “Entrado”, de Paula Preto, e “Passo a Passo”, de Patrícia Poção. Os vídeos darão o ponto de partida das palestras “Teatro em Contextos Prisionais” e “Práticas Artísticas Comunitárias”, que serão realizadas respectivamente nos dias 6 e 8 de maio, das 19h às 22h, na Sede Roosevelt da Escola, pelo professor, encenador e programador cultural português Hugo Cruz, orientador do curso.

Os eventos são gratuitos, abertos ao público e sujeitos a lotação.

“Teatro em Contextos Prisionais”
A partir do documentário de Paula Preto, realizado com base no processo teatral com a mesma designação no Estabelecimento Prisional Masculino do Porto, em 2010,  partimos para uma discussão sobre processos artísticos desenvolvidos em prisões.

A PELE (estrutura artística portuguesa) tem trabalhado continuamente em prisões desde 2009, destacando-se neste percurso os espetáculos “Entrado” e “Inesquecível Emília” (Estabelecimento Prisional Feminino do Porto no âmbito do projeto europeu PEETA), dirigidos por Hugo Cruz. Neste momento, encontra-se o projeto ECOAR em três prisões diferentes portuguesas.

“Práticas Artísticas Comunitárias”
O documentário realizado por Patrícia Poção a partir da criação “Peregrinações”, de 2012, envolveu 200 moradores do centro histórico do Porto, em Portugal, e serve de mote para a discussão acerca das práticas artísticas comunitárias.

Esta sessão visa valorizar projetos artísticos de cunho comunitário e busca a criação de um espaço de reflexão sobre as práticas artísticas comunitárias confrontando a realidade brasileira e portuguesa. Recorrendo a diferentes abordagens, espera-se consolidar um movimento clarificador que reforce a definição de possibilidades de análise e que, simultaneamente, articule visões artísticas com as das ciências sociais e humanas, sobre as mesmas manifestações.

“Teatro em Contextos Prisionais” | Palestrante: Hugo Cruz
Quando: 6 de maio, quarta, das 19h às 22h