SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro convida todas e todos para o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, na quinta, 19 de janeiro

No dia 19 de janeiro, quinta-feira, a SP Escola de Teatro promove o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, de Jefferson Del Rios e Alcione Abramo, na sede da Praça Roosevelt, às 19h. 

A edição é uma parceria entre a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Itaú Cultural e Giostri Editora, por meio do Selo Lucias, braço editorial da Adaap. Ela reúne críticas teatrais produzidas pelo jornalista Athos Abramo entre 1945 e 1968, publicadas em jornais que deixaram de circular, exceto a Folha da Manhã, atual Folha de S. Paulo, sendo uma das possíveis razões do nome do autor não ter figurado em antologias críticas e estudos posteriores.  

Confira o passo a passo de como acessar o catálogo virtual da Biblioteca da SP Escola de Teatro

A obra descortina o panorama teatral paulista daquele período, revelando não só o talento e a originalidade do crítico, ao observar o que se passava em cena, como uma São Paulo pós-guerra e em fase de grandes mudanças. Leitura imperdível para os amantes do teatro brasileiro! 

Os protagonistas que compõem todo esse panorama são os imigrantes italianos que animavam o Teatro Colombo (demolido), no Brás, os grupos amadores desses italianos, e mais: os paulistas, os lituanos, os ingleses e os paulistanos que chegariam à criação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), Escola de Arte Dramática (EAD), companhias de Paulo Autran-Tônia Carrero-Adolfo Celi; Maria Della Costa; Nydia Lícia-Sérgio Cardoso e, adiante, o Arena e o Oficina. 

Foi um período em que atuavam Procópio Ferreira, comediantes como Dercy Gonçalves e Oscarito, além de talentos emergentes como Cacilda Becker, Cleyde Yáconis, Paulo Autran, Tônia Carrero, Fernanda Montenegro e tantas outras vocações de alto nível. 

Paloma Alecrim, estudante da SP Escola de Teatro, é diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); saiba como apoiá-la!

Abramo integrou uma família notável que inclui o gravador Lívio Abramo, a atriz Lélia Abramo e os jornalistas Fúlvio e Cláudio Abramo. O resgate de suas críticas, acompanhado de introdução e notas informativas, foi realizado por Jefferson Del Rios com o inestimável apoio da professora Alcione Abramo, filha do homenageado, irmã do também jornalista Perseu Abramo, o qual guardou meticulosamente todo o acervo do pai. 

A direção geral e curadoria do projeto é de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro,  com produção executiva de  Elen Londero e Joaquim Gama, coordenadores da instituição. 

Em breve, mais informações sobre o lançamento e o livro.

Ficha Técnica

Livro: “Athos Abramo: o crítico reencontrado”.

Organização: Alcione Abramo e Jefferson Del Rios.

Lançamento: 19/01/2023 – 19 horas. SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt

ISBN: 978-65-84800-05-2.

Edição: Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), Itaú Cultural e Editora Giostri.

Preço: R$ 30,00.

Coordenação Editorial | Selo Lucias – Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles.

Direção geral e curadoria do projeto – Ivam Cabral.

Produção executiva – Elen Londero e Joaquim Gama.

Assistente de produção – Gustavo Ferreira.

Edição dos textos – Marcio Aquiles.

Revisão – Jorge Emil.

Capa – Tomaz Alencar.

Sair da versão mobile