SP Escola de Teatro apresenta espetáculo com texto do dramaturgo tcheco Roman Sikora

Publicado em: 08/12/2014

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco apresenta, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, na Sede Roosevelt, o espetáculo “A Confissão de um Masoquista ou Labirinto do Mundo e o Paraíso do Chicote”. A encenação faz parte do projeto de intercâmbio promovido pela Escola em parceria com o Teatr Fredry, de Gniezno (Polônia).

 

O texto, assinado pelo dramaturgo checo Roman Sikora e traduzido por Marcio Aquiles, ganha adaptação e direção da aprendiz de Direção Adriana Lobo Martins. Na trama, um homem identificado apenas como Senhor M. decide contar sua história à plateia, revelando como seu descontentamento com a comunidade sadomasoquista o levou a ter uma ideia que mudaria sua vida para sempre.

 

Montado por aprendizes da SP Escola de Teatro, a montagem faz três sessões gratuitas

 

Formam o elenco Gabriel Cândido, Rita Couto e Tom Paranhos, também aprendizes da Instituição (regulares ou egressos), assim como os demais membros da equipe.

 

O projeto

A encenação de “A confissão de um masoquista” faz parte do projeto de intercâmbio promovido pela SP Escola de Teatro em parceria com o Teatr Fredry, em Gniezno (Polônia). Dois aprendizes do curso de Direção e dois aprendizes do curso de Cenografia e Figurino foram selecionados para desenvolver a montagem desse texto em ambos os países, com a perspectiva de estrearem no mesmo dia. 

 

Enquanto uma dupla trabalha com a equipe do teatro local polonês, orientada pelo diretor artístico Lukasz Gajdzis, a dupla brasileira desenvolveu uma versão da peça com aprendizes atuais e egressos da Escola, que será apresentada ao público do Brasil.

 

“Na certeza de que não há, no mundo, escola que faça isso, observamos nossa Escola e nossos aprendizes crescendo mutuamente, subindo degraus e vislumbrando novos horizontes. Seguramente, as oportunidades que estamos gerando darão frutos lindos”, comenta Ivam Cabral, diretor executivo da Escola.

 

Ficha técnica

“A Confissão de um Masoquista

ou Labirinto do Mundo e o Paraíso do Chicote”

De Roman Sikora

Adaptação e Direção: Adriana Lobo Martins 

Adereços: Clau Carmo, Márcia Pires 

Cenografia e Figurinos: Márcia Pires 

Cenotécnicos: Antonio Augusto, Cezar Renzi, Letícia Madeira, Thays do Valle

Elenco: Gabriel Cândido, Rita Couto, Tom Paranhos 

Iluminação: Anderson Vital 

Sonoplastia: Renato Navarro 

Tradução: Marcio Aquiles

 

Serviço

“A Confissão de um Masoquista

ou Labirinto do Mundo e o Paraíso do Chicote”

Quando: 19, 20 e 21 de dezembro (sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h)

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt 

Praça Roosevelt, 210 – Centro

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis