SP Escola de Teatro apoia o 1º Festival de Música da Praça Roosevelt

Publicado em: 28/08/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco apoia o 1º Festival de Música da Praça Roosevelt, que promove, nas quartas-feiras de setembro (3, 10, 17 e 24/9), o show de lançamento dos CD’s de quatro bandas com trabalho novo e autoral: Fábrica de Animais, Paulo Meyer & The Thunderheads, Sinamantes e TioChê. O evento todo acontece no Espaço Parlapatões, a preços populares.

Realizado com produção executiva da atriz, diretora e cantora Fernanda D’Umbra, o Festival leva ao público quatro discos lançados por selos ou de forma independente, afirmando a opção das bandas por um som autoral, com letras e composições que narram a vida dos grandes centros.

A programação possibilita uma saudável mistura entre gêneros. A ideia é justamente se afastar de um tipo de música voltada especificamente para um público específico. Populares, nesse sentido, os shows prometem músicas pra se ouvir e dançar, em diálogo estreito com a tradição da Praça Roosevelt de garantir o acesso irrestrito da população à arte independente, livre e de alta qualidade.

O Festival, que pretende ser o primeiro de muitos, inicia no dia 3 com a Fábrica de Animais, que tem nos vocais a própria Fernanda D’Umbra. Formada em 2007, a banda toca rock ‘n’ roll misturado com blues e soul e gravou seu primeiro disco homônimo pelo selo Baratos Afins, com produção de Luiz Calanca. O selo já lançou nomes como Ratos de Porão, Arnaldo Baptista,  Itamar Assumpção, Tom Zé, Walter Franco, As Mercenárias, Fellini, entre outros. Com 35 anos de estrada, o Baratos Afins é hoje um dos mais importantes selos da música independente.

Depois, no dia 10, é a vez da Paulo Meyer & The Thunderheads fazer um som divertido e cheio de blues e rock, com pegadas de funk e surf music. Paulo Meyer, o líder da banda, é um dos mais importantes nomes do blues no Brasil. Cantor, gaitista e surfista veterano, apresenta com sua banda um show inflamável  e dançante.

Quem faz a festa no dia 17 é Sinamantes, grupo que pesquisa a linguagem da música pop de uma maneira peculiar, com influências diversas e ênfase no trabalho vocal. O grupo, que traz Natalia Mallo, Mariá Portugal e Danilo Penteado, em 2012 entrou em estúdio para gravar seu primeiro long play, “Sinamantes”, que será lançado neste show. A obra é totalmente autoral e produzida por John Ulhoa, cabeça do Pato Fu e com discos de artistas como Fernanda Takai, Zélia Duncan e Érika Machado no currículo.

A responsável por fechar a programação é a Tio Chê, banda de Santo André liderada pelo cantor e ator Sérgio Guizé, que lança seu disco “BléquiouUáiti”, produzido por Chuck Hipólito. Com influências do punk hardcore, a banda tem 13 anos de existência e apresenta músicas de seu segundo disco num show forte,  com uma pegada punk rock.

Dia 03 – Fábrica de Animais

Dia 10 – Paulo Meyer & The Thunderheads